Um pouco mais de verde! Descubra qual é a planta perfeita para sua família

É preciso pensar bem na hora de escolher qual comprar, levando em conta coisas como a luminosidade do ambiente, o tamanho do local e até mesmo o comportamento da sua família

Resumo da Notícia

  • As plantas ajudam a dar uma vida a mais na casa
  • Mas na hora de escolher, é preciso levar algumas coisas em consideração
  • A gente te ajuda com essa missão!
  • Descubra qual é a planta perfeita para sua família

As plantas ajudam a dar uma vida a mais na casa e podem servir como um ótimo aprendizado para seu filho! Mas é preciso pensar bem na hora de escolher qual comprar, levando em conta coisas como a luminosidade do ambiente, o tamanho do local e até mesmo o comportamento da sua família! Mas calma, a gente te ajuda com essa missão!

-Publicidade-

1. Resistentes

Suculentas

Suculenta (Foto: Getty Images)

Essa planta é resistente e perfeita para famílias movimentadas, já que é capaz de lidar com algumas quedas ocasionais ou brincadeiras por parte das crianças e/ou animais de estimação.

Uma boa dica é plantá-la usando uma terra especial, destinada especificamente para cactos e suculentas. Assim, você poderá evitar possíveis decepções. Não se esqueça de colocá-la em um lugar iluminado, porém que não receba luz solar direta.  “Mesmo se você esquecer de regar por semanas, ela deve ficar bem ”, diz Justin Hancock, da Costa Fazendas, uma loja de plantas com sede em Miami, nos Estados Unidos.

-Publicidade-

Fato divertido – as suculentas são tão resistentes porque têm folhas grossas e uma estrutura de raiz que se mantem forte caso seja derrubada.

2. Para aprender em casa

Jade

Jade (Foto: Getty Images)

Ela é uma boa forma de trazer as aulas de ciências para casa, além de ter uma manutenção super fácil! A dica é mantê-la sempre em um lugar que pegue sol. Além disso, é importante sempre deixar o solo secar, regando-a cerca de uma vez por semana. E, claro, escolha um vaso com boa drenagem: Jades odeiam um solo encharcado!

Fato divertido – A parte mais legal das Jades é que novas plantas podem crescer de recortes dela. Corte um pequeno pedaço da planta e coloque-o em um copo com água. As raízes começarão a se formar e quando parecerem resistentes o suficiente, você pode plantá-la em um novo vaso! As crianças vão amar essa experiência!

3. Remédio natural

Aloe Vera

(Foto: Getty Images)

Lesões são comuns entre crianças. E este remédio natural pode ajudar no processo de cura. Para cultivá-la, é importante colocá-la sob luz forte e em um vaso com grandes orifícios de drenagem, Zia Allaway, co-autora do livro Practical Houseplant Book. Apenas regue quando perceber que o topo da planta parecer sujo ou seco, mas nunca encha o vaso de água – ela não gosta de raízes molhadas!

Fato divertido – As folhas da Aloe Vera contem acemanana, um composto que tem propriedades antibacterianas e estimula o sistema imunológico. Corte uma folha para ajudar a curar uma queimadura.  “Minha filha derramou chá na mão, e passamos a “gelatina” da planta na ferida. Dentro cinco minutos ela não conseguia lembrar qual mão havia sido queimada ”, diz Allaway.

4. Para melhorar a decoração

Calatheas

Para decoração! (Foto: Getty Images)

Se você está procurando por folhagens que combinem a decoração da sua casa, então essa planta colorida é perfeita para você! O único problema é que essas belezas são um pouco meticulosas. Embora não precisam de muita luz, elas precisam estar sempre úmidas.  Uma boa ideia, segundo Hancock, é deixá-las no banheiro ou armazenada em um local com irrigação automática.

Fato divertido –  “Um parente próximo da planta de oração, a Calathea é definitivamente uma tendência ”, diz Hancock. Calathea tem um fator colecionável porque vem em várias cores, como prata, rosa choque e rosa claro.

5. Para se livrar da bagunça

Planta aérea

Planta aérea (Foto: Getty Images)

Se o espaço para colocar vasos for um problema para você, essas plantas aéreas são perfeitas para sua família! Mas, claro, assim como as outras, elas precisam de muito cuidado. “É errado achar que plantas aéreas não precisam de muita água”, diz Ângela Staehling, autora de ‘Plantas de casa felizes’. Ela sugere que você retire essas plantas aéreas e coloque em uma tigela de água por 20 minutos a cada duas semanas. Lembre-se de colocá-las sobre uma toalha e esperar que elas sequem completamente antes de devolvê-las aos recipientes.

Fato divertido – plantas aéreas não precisam de terra para sobreviver. Elas pegam todos os nutrientes que precisam do ar, luz e água!

6. Linda e divertida

Planta de oração

Planta de oração (Foto: Getty Images)

As crianças vão adorar observar a planta reagir à escuridão. O nome ‘Planta de oração’ veio devido à uma característica dessa planta: à noite, as folhas se fecham, parecendo mãos orando. Essas plantas se dão melhor em lugares onde a luminosidade do sol é média ou indireta. Mas elas secam facilmente, então é preciso ficar de olho no vaso sempre, conferindo a umidade do local. Você saberá que ela precisa de água quando o topo fica seco e com algumas sujeiras, aponta Hancock.

Fato divertido – As crianças podem enganar a planta, fazendo-a pensar que está escuro e fechar as folhas. Para isso, basta coloca-la no quarto escuro ou no armário.

7. Diferente e prática

Pedras vivas

Pedras vivas (Foto: Getty Images)

Seu filho vai achar que essa planta, chamada Lithops, parece uma rocha! Essa planta precisa de um vaso cuja drenagem seja rápida. Você deve aguá-la semanalmente, colocando bastante água, diz Matt Poarch, operadora de campo e gerente da Terrain, uma loja de jardinagem em Glen Mills, Pensilvânia. Elas
amam a luz do sol, então garanta que elas fiquem em um lugar com bastante luminosidade.

Fato curioso – Lithops são conhecidas como “pedras vivas” porque eles parecem pedras e precisam de pouca água.

8. Para saborear

Hortelã

Hortelã (Foto: Getty Images)

Hortelã é uma planta que pode se plantada dentro de casa e é uma opção cheirosa e saborosa que pode ir direto para as refeições da sua família! Embora muitas ervas possam ser desafiadoras para crescer dentro de casa, a hortelã não é, diz Poarch. Coloque-a em um recipiente de 6 ou 8 polegadas com boa drenagem, ele sugere. Opte por um local ensolarado e regue duas vezes por semana para manter o solo úmido.

Fato divertido – As crianças podem aprender a colher e preparar refeições usando a planta.

9. Caso tenha pouca luminosidade

Planta aranha

Planta aranha (Foto: reprodução Getty Images)

Essa planta de baixa manutenção, mas abundante em beleza, é uma escolha inteligente caso você more em um lugar com baixa luminosidade solar. Coloque-a em um vaso e regue uma vez por semana, ou sempre que a polegada superior do solo estiver seca, diz Hancock.

Fato divertido – as raízes desta planta ajudam no armazenamento de água, fazendo com que ela aguente um tempo, caso você esqueça de regar.

-Publicidade-