UNICEF alerta: “Precisamos proteger as crianças do abuso moral e físico durante isolamento social”

Nesse momento de quarentena a situação de famílias com hábitos violentos pode ficar ainda mais perigoso. Por isso, o Fundo nas Nações Unidas para Infância preparou orientações de como lidar com essa situação

Resumo da Notícia

  • UNICEF faz recomendações de como lidar com possíveis abusos as crianças
  • A situação de quarentena muitas vezes pode aumentar o índice de violência contra menores
  • Saber lidar com o estresse é essencial para não deixar influenciar nos cuidados
Unicef prepara lista de como manter o ambiente familiar saudável (Foto: Getty Images)

A situação de quarentena com certeza ajudou a deixar sua família cada vez mais unida. Em contrapartida é essencial pensar que muitas vezes aquelas crianças que passam por dificuldades dentro de casa, como violência física, sexual ou psicológica podem estar sem saída nesse momento. Pensando nisso a UNICEF (Fundo nas Nações Unidas para Infância), fez orientações de como podemos ajudar.

-Publicidade-
  1. Cuide das crianças e dos adolescentes:  Viver com crianças é saber manter o ambiente familiar o mais agradável possível. Saber ouvir, trabalhar a tolerância e a paciência é necessário para que seus filhos se sintam seguros. 
  2. Cuide de você: Viver em meio a uma pandemia não é fácil, e é normal você se sentir ansioso, aflito e irritado o que pode acabar influenciando no seu tratamento com as crianças. Trabalhe sua saúde mental e não esqueça que seus filhos podem estar tão assustados quanto você.
  3. Procure ajuda: Você não está sozinho! Se você é o único responsável por seus filhos e precisa de ajuda psicológica, ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV) – pelo telefone 188 ou pelo site cvv.org.br/quero-conversar/. Se precisar ir ao hospital, deixe as crianças com uma pessoa confiável ou entre em contato com  Conselho Tutelar da sua região.
  4. Denuncie: Não se cale! Mesmo que você não conheça a situação da vida de vizinhos ou conhecidos, se souber de casos de qualquer tipo de abuso ou perceber que os responsáveis estão descontando os problemas nas crianças denuncie para a policia. Violência física ou moral nunca pode ser tolerado!
  5. Saiba quais são os canais de proteção: Se presenciar ou for vítima de qualquer tipo de situação abusiva contra as crianças ou adolescentes, ligue para o Conselho Tutelar da sua região ou disque 100. Você também pode recorrer a um posto policial.
Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!

-Publicidade-