Vacina contra covid-19: brasileiros devem começar a receber imunização em janeiro

O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta terça-feira, 8 de setembro, que a vacina deverá chegar no país ainda no início do próximo ano

Resumo da Notícia

  • Ministro afirma que a vacinação contra o coronavírus no Brasil deverá começar em janeiro
  • "Em janeiro do ano que vem a gente começa a vacinar todo mundo", contou
  • A vacina em questão é a da Universidade de Oxford, que está sendo produzida em conjunto com a Fiocruz
  • Veja o que foi dito

O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta terça-feira, 8 de setembro, que o Brasil dará início à vacinação contra o novo coronavírus ainda em janeiro. O ministro disse, em reunião ministerial, que as primeiras doses devem chegar a partir do início do próximo ano e que a intenção é “vacinar todo mundo”.

-Publicidade-
Os brasileiros deverão começar a receber a vacina ainda em janeiro (Foto: Unsplash)

“A gente está fazendo os contratos com quem fabrica a vacina e a previsão é de que essa vacina chegue para nós a partir de janeiro. Em janeiro do ano que vem a gente começa a vacinar todo mundo”, contou, em uma parte da fala destacada pelo jornal Folha de S. Paulo.

No Brasil, a candidata à vacina, que está sendo produzida pela Universidade de Oxford em parceria com a Fiocruz, está na terceira e última fase de testes. Assim que aprovada, a vacinação será feita em duas fases. A pasta prevê que, a princípio, chegarão 100,4 milhões de doses da vacina. De acordo com as autoridades, a segunda dose deverá ser disponibilizada no segundo semestre do ano que vem.

-Publicidade-

Apesar da declaração, o secretário-executivo do Ministro da Saúde, Elcio Franco, disse na última semana que a vacina não deverá chegar para toda a população no início. “Dentro dos dados da epidemiologia, não há previsão de vacinar 100% da população. Isso não é o normal, mas sim os grupos de risco”, afirmou, ao ser indagado pela blogueira Esther Castilho.

-Publicidade-