Vacina contra covid-19: entenda por que uso de luvas não é obrigatório na aplicação

Dr Paulo Rezende, Infectologista e Diretor do Hospital Santa Ana, pai de Camila de Almeida Ferreira, Gabriel de Almeida Ferreira e Vitor Delsin Ferreira, explicou o motivo do uso não ser obrigatório durante a aplicação da vacina contra Covid-19

Resumo da Notícia

  • Apesar da ausência de luvas para aplicar a vacina contra Covid-19 existem métodos que garantem proteção
  • O Dr Paulo Rezende conta a recomendação
  • Entenda as técnicas que podem ser utilizadas

Apesar da ausência de luvas para aplicar a vacina contra Covid-19 ter chamado a atenção, o Dr Paulo Rezende, Infectologista e Diretor do Hospital Santa Ana, pai de Camila de Almeida Ferreira, Gabriel de Almeida Ferreira e Vitor Delsin Ferreira, explicou que existem métodos que garantem proteção apesar da não utilização de luva.

-Publicidade-
Técnicas dispensam uso de luvas durante aplicação de vacinas (Foto: Unsplash)

“Eu tenho observado que as pessoas não tem usado luvas para fazer aplicação mas como você não toca a mucosa, pega a seringa, formata a agulha e faz a aplicação praticamente não há sangramento, mas no geral é sugerido sim uso de luvas e estar protegido na aplicação de qualquer injeção”, afirmou o especialista para à Pais&Filhos.

A técnica de assepsia e antissepsia, serve para impedir a invasão de germes patogênicos, ou seja, se o métodos forem bem aplicados, garantem proteção mesmo não utilizando a luva. Além disso, seguindo a logística, se para aplicar as milhões de doses que estão sendo administradas, for necessário uma luva nova para cada paciente, a ausência no estoque do material, prejudicaria o processo de imunização.

-Publicidade-

Além da técnica de assepsia, existe outro método usado pelos profissionais de saúde na hora da aplicação. Para remover bactérias que vivem na superfície da pele, é utilizado algodão com álcool. Logo em seguida, a aplicação é feita com uma agulha estéril [limpa], e o sangue estancado com outro algodão, podendo assim, impedir que o ocorra infecções de bactérias durante o processo, já que não ocorreu a introdução de algum elemento que estivesse possivelmente contaminado para dentro pele.

-Publicidade-