Vacina contra Covid-19 pode estar disponível para registro em outubro, diz Butantan

O diretor Dimas Covas falou, ainda, que acredita que a vacina estará disponível a partir de janeiro de 2021

Resumo da Notícia

  • Vacina contra a covid-19 poderá ser registrada em outubro
  • A informação veio do Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan
  • Ele acredita que a vacina esteja pronta em janeiro de 2021
  • Veja o que ele falou

Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan afirmou nesta quinta-feira, 6 de agosto, ser possível ter uma vacina contra a covid-19 pronta para registro em outubro. As declarações foram dadas em uma audiência pública virtual da Câmara dos Deputados para debater o desenvolvimento da imunização.

-Publicidade-
Vacina contra a covid-19 poderá ser registrada em outubro, diz Butantan (Getty Images)

“Poderemos ter (a vacina) a partir agora de outubro. O processo de preparo para a formulação e o envase já se iniciou. Todos os processos de controle de qualidade e validação já se iniciaram. Então, poderemos ter a vacina. A grande pergunta é se estará registrada e aprovada pelo estudo clínico e poderá ser utilizada. Sou muito otimista. Acho que um prazo razoável seria janeiro de 2021 dado o desempenho até o presente momento”, falou, em parte da coletiva divulgada pela UOL.

Gustavo Santos, gerente-geral de medicamentos e produtos biológicos da Anvisa, revelou que a agência tem acelerado e flexibilizado os processos durante a pandemia de coronavírus, para conseguir atender à demanda. No caso da vacina, ele disse que há um prazo de 60 dias para a análise do eventual registro após a entrega da documentação, mas ressaltou que a avaliação será prioridade e deverá acontecer em menos tempo. “A avaliação para o registro é justamente o balanço risco-benefício, para ver se os benefícios superam os riscos. Temos de nos embasar em resultados científicos válidos”, explicou.

-Publicidade-

O 9º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Tal da Felicidade está aí! Ele vai acontecer no dia 19 de agosto, completamente online e grátis. Serão oito horas de transmissão ao vivo e você pode acompanhar tudo neste link aqui. Esperamos por você!

-Publicidade-