Vacina contra o câncer de mama: entenda como funciona e a importância do diagnóstico precoce

Os primeiros resultados dos testes foram bastante promissores e trouxeram esperança aos pesquisadores, médicos e pacientes sobre a doença. Saiba como acontece a memória imunológica e a destruição das células cancerosas

Resumo da Notícia

  • A vacina teve 100% de eficácia durante os testes em camundongos
  • Entenda como funciona o tratamento
  • É estimado que tenha 66.280 novos casos até o final do ano

Desenvolvida pelo Instituto Wyss, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, em parceria com o Instituto do Câncer Dana-Farber, a vacina contra o câncer de mama triplo negativo trouxe resultados bastante positivos. Ainda em fase de testes, ela apresentou 100% de eficácia na fase com camundongos.

-Publicidade-
A vacina teve 100% de eficácia durante os testes em camundongos (Foto: Getty Images)

Durante o estudo, os resultados promissores mostraram que ela não foi só capaz de destruir as células cancerosas em animais, como também criar a “memória imunológica”, impedindo que o tumor voltasse a aparecer.

Em uma conversa com a Dra. Elis Nogueira, membro da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP), da Associação Paulista de Medicina (APM) e da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), o câncer de mama triplo negativo representa 15% dos casos no mundo, sendo mais frequente entre mulheres jovens.

-Publicidade-

Apenas em 2020, são estimados 66.280 novos casos até o final do ano, o que representa uma taxa de 43,74 para cada 100.000 mulheres. “Ter uma vacina, mesmo em estágio inicial, que possa combater um tipo específico de câncer é uma esperança que a ciência, a medicina os médicos e os pacientes devem comemorar”, disse a obstetra.

Como funciona?

Unindo a “força” da quimioterapia para eliminar as células cancerosas e a imunoterapia, para um resultado a longo prazo, a vacina é aplicada diretamente no local onde o tumor está. Ainda em fase de estudos, quando aplicada em camundongos, 100% deles sobreviveram a uma injeção subsequente de células cancerosas, sendo que em nenhum deles houve o reaparecimento do câncer.

Resultados positivos

Para a maioria das mulheres com este tipo de câncer, considerado bastante agressivo, existem menos formas de tratamento disponíveis. Aproximadamente, a expectativa de vida pode chegar a um ano e meio. Mas, com a vacina, diversos especialistas enxergam como um momento histórico na medicina.

Esquenta Black Friday

A Black Friday da Amazon está chegando! Para conferir os produtos que já estão com descontos incríveis em todas as categorias do site, clique AQUI! Você ainda pode ter frete grátis e promoções exclusivas ao se tornar um membro Prime! A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e também garante entrega mais rápida, acesso a filmes, séries e desenhos animados. Inscreva-se e ganhe 30 dias grátis CLICANDO AQUI.

É importante ficar de olho em todos os sintomas e procurar um especialista sempre que necessário! (Foto: Shutterstock)

Diagnóstico precoce

Elis Nogueira reforça que a partir de um diagnóstico precoce, existe uma maior chance de cura. Para os tumores em estágio 0 ou 1, é possível ter mais de 90% de cura, já em estágios 3 ou 4, os números ficam entre 30 a 40%. “Mesmo cânceres em estágios mais avançados podem responder bem ao tratamento, podendo ser operados e retirados completamente, por isso, é importante conversar com seu médico e sempre buscar novas formas de lidar com a doença“.

Para ficar de olho!

A obstetra reforçou alguns sintomas e sinais importantes para identificar a doença, sendo eles:

  • Nódulo único endurecido
  • Irritação ou abaulamento de uma parte da mama
  • Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo)
  • Inchaço da pele
  • Vermelhidão) na pele
  • Inversão do mamilo
  • Sensação de massa ou nódulo em uma das mamas
  • Sensação de nódulo aumentado na axila
  • Espessamento ou retração da pele ou do mamilo
  • Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos
  • Inchaço do braço.
  • Dor na mama ou mamilo.

“Caso você perceba algum deles, procure seu médico imediatamente. Não deixe de cuidar da sua vida, não deixe para amanhã, pois todo dia é importante e crucial para a cura do câncer de mama”, finaliza.

10º Seminário Internacional Pais&Filhos

O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!