Publicado em 18/11/2020, às 06h04 - Atualizado às 06h08 por Camila Montino, filha de Erinaide e José
A CoronaVac, vacina contra a covid-19 em desenvolvimento pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac Life Science, é segura e oferece resposta imune. Segundo dados preliminares dos testes clínicos divulgados nesta quarta-feira, 18 de novembro, pela revista científica britânica Lancet.
Segundo a publicação, a CoronaVac é segura e tem capacidade de produzir resposta imune no organismo 28 dias após sua aplicação em 97% dos casos. Os resultados da Sinovac, foram publicadas em em artigo revisado por outros cientistas na revista científica The Lancet, e se referem aos estudos das fase 1 e 2, realizadas na China.
As duas fases de testes envolvem 744 voluntários, com idades entre 18 e 59 anos. Os números mostram que as reações adversas foram leves e nenhum efeito adverso sério relacionado à vacina foi identificado, os voluntários apenas sentiram dor no local da aplicação.
Apesar dos testes em estágios inicial e intermediário não tenham sido realizados para determinar a eficácia do imunizante, os cientistas garantem que a CoronaVac é segura e pode fornecer proteção suficiente, baseando-se em dados de estudos pré-clínicos em macacos na experiência de outras vacinas. “Nossas descobertas mostram que a CoronaVac é capaz de induzir uma rápida resposta de anticorpos em quatro semanas da imunização ao dar duas doses da vacina em um intervalo de 14 dias”, disse Zhu Fengcai, segundo a UOL, um dos autores do artigo. “Acreditamos que isso faz da vacina adequada para o uso emergencial durante a pandemia”, ressaltou ele.
No Brasil a CoronaVac está sendo testada em estudo em estágio avançado de fase 3, pelo Butantan. Também estão sendo feitos testes na Indonésia e na Turquia. Outras quatro candidatas à vacina desenvolvidas pela China também estão em testes de estágio avançado para determinar a eficácia do imunizante.
A Black Friday da Amazon está chegando! Para conferir os produtos que já estão com descontos incríveis em todas as categorias do site, clique AQUI! Você ainda pode ter frete grátis e promoções exclusivas ao se tornar um membro Prime! A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e também garante entrega mais rápida, acesso a filmes, séries e desenhos animados. Inscreva-se e ganhe 30 dias grátis CLICANDO AQUI.
O Instituto Butantan informou nesta terça-feira, 17 de novembro, que receberá doses prontas da CoronaVacainda esta semana. Além do imunizante completo, o instituto receberá também a matéria-prima para a produção de novas vacinas contra o novo coronavírus até o final de novembro.
“Já receberemos vacinas nesta semana. Vamos receber já uma primeira partida de vacinas prontas da China. Também receberemos ainda neste mês um quantitativo inicial de 600 litros de matéria-prima para iniciar a produção aqui no Butantan. Tudo caminha para que rapidamente tenhamos um quantitativo de 46 milhões de doses de vacinasprontas para uso já em janeiro”, afirmou o diretor do Instituto, Dimas Covas.
Dimas Covas ainda chamou a atenção para a necessidade de que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) registre a vacina antes de ela ser aplicada e distribuída para a população. Apesar do processo estar na reta final, ele ainda depende da finalização dos estudos clínicos com mais de 10 mil voluntários vacinados e da associação desses resultados com os estudos já realizados na China. De acordo com o diretor do Instituto, os dados devem ser suficientes para apontar a segurança e eficiência da vacina.
O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Família
Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho
Família
Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli