Vacina da Covid: saiba como fazer o seu pré-cadastro e encontrar seu local de vacinação

Nós sabemos: você provavelmente está ansioso para que sua família receba logo o imunizante. Mas antes de se dirigir até a UBS mais próxima, é preciso certificar-se que está tudo certo com sua ficha

Resumo da Notícia

  • O pré-cadastro para vacinação contra Covid-19 é de extrema importância
  • Ele facilita o processo na hora de receber o imunizante e torna tudo mais rápido
  • Cada estado está fazendo esse cadastro de uma forma e te mostramos os detalhes por região

A aprovação da vacina contra a Covid-19 no Brasil aconteceu no dia 17 de janeiro deste ano. Desde então, o país já negociou a compra de milhões de doses e aprovou o imunizante de diferentes laboratórios. No momento, idosos e profissionais da saúde estão recebendo doses da vacina de Oxford / Astrazeneca e da Coronavac,  vacina chinesa feita em parceria com o Instituto Butantan.

-Publicidade-
Veja como fazer o pré-cadastro para vacina contra Covid-19 (Foto: Getty Images)

De janeiro para cá, mais de 7 milhões de brasileiros já receberam a primeira dose da vacinação, segundo o mapa da vacinação contra a Covid. Destes, apenas pouco mais de 2 milhões já receberam a segunda dose. Dentre os estados brasileiros que mais vacinaram até o momento, São Paulo está em primeiro lugar, com 2.643.041 vacinas da 1° dose aplicadas, seguido por Minas Gerais, com 893.407 e Rio de Janeiro, com 679.407.

A distribuição do imunizante está acontecendo de diferentes formas nas cidades e estados brasileiros, desde que respeitem a ordem de prioridade do plano de fases nacional, imunizando profissionais da saúde e idosos maiores de 60 anos nesta primeira fase. Mas afinal, o que você precisa fazer quando chegar sua vez ou a vez de algum familiar se vacinar? Como fazer o pré-cadastro e encontrar o seu local de vacinação? Fizemos um guia com os principais estados para te ajudar com essas questões!

-Publicidade-

A importância do pré-cadastro

Você e sua família provavelmente já estão ansiosos para finalmente conseguirem tomar a vacina contra a Covid-19. Apesar das emoções estarem à flor da pele e a ansiedade a mil, é preciso ter calma e prestar bastante atenção nos cuidados quando chegar a sua vez ou de um ente querido se vacinar. Antes de procurar pelo local de vacinação mais próximo, é super importante fazer o cadastro da pessoa que vai receber o imunizante no site do seu estado ou cidade.

Esse pré-cadastro serve justamente para evitar as tão temerosas filas e aglomerações na hora da vacinação. Segundo informações do Governo de São Paulo, o pré-cadastro economizou  90% no tempo de atendimento para imunização no Estado de SP. Ou seja, enquanto o atendimento de pessoas cadastradas têm demorado uma média de 1 minuto, o daquelas que não fizeram o cadastro antecipadamente têm levado cerca de 10 minutos! Vale ressaltar, no entanto, que esse pré-cadastro não é um agendamento, mas sim uma forma de garantir esse atendimento mais rápido os locais de vacinação e evitar formar aglomerações.

Como fazer o pré-cadastro e encontrar o local de vacinação em São Paulo

No caso de São Paulo, o pré-cadastro está sendo feito no portal Vacina Já, do Governo do Estado.  Apesar do cadastro antecipado ajudar – e muito! – na hora de receber a vacina, não precisa se desesperar: caso tenha esquecido de completar a ficha, você ainda poderá se vacinar, mas o processo pode demorar um pouco mais.

É no mesmo portal que você conseguirá encontrar qual o local de vacinação mais próximo para receber o imunizante. Para isso, basta entrar neste site e colocar o seu CEP. Automaticamente, o site trará um mapa e uma lista com as UBS mais próximas que estão aplicando o imunizante. Em algumas cidades, você também poderá encontrar opções de vacinação drive-thru e em lugares não-convencionais, como estádios e estacionamentos – mas fique tranquilo, está tudo lá no site!

Pré-cadastro e locais de vacinação no Rio de Janeiro

No caso do Rio de Janeiro, o pré-cadastro para a vacinação não é necessário. A pessoa que irá se vacinar, no entanto, precisa estar com a caderneta de vacinação e o documento de identidade em mãos. Recomenda-se, também, que pessoas que não estiverem no grupo prioritário não se dirijam até os locais de vacinação, para evitar aglomerações. O governo do Estado do Rio de Janeiro afirmou, no entanto, que pretende criara uma plataforma para o pré-cadastro em breve, mas que eles não a julgaram necessária nessa primeira fase.

Quanto ao local de vacinação, as pessoas que serão vacinadas devem procurar o site da prefeitura de cada cidade para encontrar o posto mais próximo. No caso da capital, essa ferramenta está disponível no site da prefeitura e funciona como a de São Paulo: basta buscar o seu CEP ou procurar pelo nome da rua. Fique de olho também no portal do Governo de Estado do Rio de Janeiro para acompanhar as atualizações.

O pré-cadastro para vacinação contra Covid-19 está funcionando de forma diferente em cada estado (Foto: Freepick)

Pré-cadastro e locais de vacinação em Minas Gerais

Assim como no Rio de Janeiro, o Estado de Minas Gerais também não criou uma plataforma única para o pré-cadastro para receber a vacinação contra Covid-19. No caso de Minas, no entanto, algumas cidades resolveram fazer a própria plataforma, como é o caso de Uberlândia, Uberaba e diversas outras cidades. Nessas cidades, assim como em São Paulo, o preenchimento prévio da ficha não é necessário e serve mais para evitar aglomerações e demoras na hora da vacinação.

Como também não tem uma plataforma única, os moradores de Minas Gerais precisarão ficar atentos ao noticiário local e aos sites das prefeituras de cada cidade para conseguir checar o local de vacinação. Fique de olho também no site do Governo de Estado de Minas Gerais para acompanhar as atualizações.

Pré-cadastro e locais de vacinação na Bahia

Logo após os três estados da região Sudeste, o estado que mais aplicou as primeiras doses da vacina contra Covid-19 foi a Bahia, com um total de 595.253 vacinados. A Bahia também não centralizou os pré-cadastros para a vacinação em um único site, porém, a capital do estado Salvador, já lançou uma plataforma para que essas fichas sejam preenchidas antes da vacinação. Esse procedimento, contudo, não é obrigatório e visa evitar instabilidade no sistema e aglomerações nos pontos fixos para quem procura o serviço de maneira presencial.

Assim como Minas Gerais e Rio de Janeiro, os baianos precisarão recorrer ao portal de cada prefeitura para conseguir encontrar o local de vacinação. Não se esqueça de acompanhar o noticiário local e ficar atento ao site do governo do estado para ficar por dentro de todas as atualizações.

Pré-cadastro e locais de vacinação no Rio Grande do Sul

Logo atrás da Bahia, o Rio Grande do Sul ocupa o 5° lugar no pódio dos estados que mais deram a primeira dose da vacinação contra a Covid-19, com uma diferença pequena. Até o momento, 594.675 pessoas receberam a primeira dose do imunizante no estado.

Lá, os municípios estão com certa autonomia em relação aos pré-cadastros para a vacinação, ou seja, cabe a cada prefeitura definir se as pessoas precisarão ou não fazer esse cadastro. Apesar disso, o governo do estado recomendou que todas as cidades realizem essa opção de cadastro prévio e que, ainda, façam agendamentos para a vacinação, a fim de evitar filas e aglomerações. Assim como outros estados, para encontrar o local de vacinação é preciso procurar o site da prefeitura do seu município e, claro, ficar atento às principais notícias locais e ao site do governo.

Confira como está sendo a imunização em outras regiões