Publicado em 13/10/2020, às 06h30 - Atualizado às 13h50 por Camila Montino, filha de Erinaide e José
Nesta segunda-feira, 12 de outubro, a empresa Johnson & Johnson’s anunciou que o estudo para o desenvolvimento da vacina contra o novo coronavírus foi pausado devido a uma doença inesperada em um voluntário. De acordo com informações do G1, a empresa suspendeu todas as doses até o fim das análise e investigação, que está sendo realizada pelo conselho Segurança de Dados independente ENSEMBLE (DSMB).
De acordo um documento enviado a pesquisadores externos que realizam o ensaio clínico com 60 mil pacientes, uma “pausa regulamentar” será cumprida. A nota ainda afirma que a pausa é vista como padrão e que a empresa não divulgará mais dados a respeito do participante em respeito a privacidade.
“Eventos adversos, mesmo aqueles graves, são parte esperada de qualquer estudo clínico. Temos o compromisso de fornecer atualizações transparentes em todo o processo de desenvolvimento clínico de nossa vacina”, ressaltou a empresa em nota. E completou: “Também estamos aprendendo mais sobre a doença desse participante e isso é muito importante para ter todos os fatos antes de dividirmos mais informações”.
Não é a primeira vez que estudos são paralisados. Em setembro, a AstraZeneca, laboratório que faz uma vacina em parceria com a Universidade de Oxford, também precisou suspender os testes da vacina após uma suspeita de reação adversa séria. Quatro dias depois, no entanto, ela retomou os testes.
A vacina, que tem como nome oficial Ad26.COV2.S, foi desenvolvida pela farmacêutica Janssen Pharmaceuticals, que pertence a empresa da Johnson & Johnson’s. A imunização foi a quarta a obter autorização de testes de fase 3 no Brasil, em agosto. Enquanto as outras vacinas requerem duas doses, a solução da Johnson & Johnson será estudada como uma vacina de dose única, o que pode acelerar os resultados.
No mês de setembro, a empresa anunciou que começaria a terceira fase do desenvolvimento da vacina em todo o mundo, com 60 mil voluntários. No Brasil, segundo a Anvisa, são 7 mil participantes. Os resultados preliminares apontaram que a vacina era segura e induzia resposta imune mesmo após uma única aplicação.
As etapas de produção de uma vacina envolvem 3 fases:
Fase 1: avaliação preliminar com poucos voluntários adultos monitorados de perto;
Fase 2: testes em centenas de participantes que indicam informações sobre doses e horários que serão usados na fase 3. Pacientes são escolhidos de forma aleatória e são bem controlados;
Fase 3: teste em larga escala (com milhares de indivíduos) que precisa fornecer uma avaliação definitiva da eficácia/segurança e prever eventos divergentes.
O Prime Day da Amazon está chegando! Nos dias 13 e 14 de outubro, você terá descontos incríveis em todas as categorias do site da Amazon. Confira as ofertas AQUI! As promoções são exclusivas para membros Prime, então se você ainda não é assinante, aproveite para fazer sua inscrição CLICANDO AQUI. A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e, além de promoções especiais, você tem acesso a filmes, séries e desenhos animados, e direito a frete grátis nas compras do site.
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Barbara Evans mostra encontro da filha com gêmeos recém-nascidos: "Coração completo"
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Bebês
Mulher de 25 anos já é mãe de 22 filhos e não quer parar: ”Eu ainda quero mais 80 filhos”
Criança
Mãe fica envergonhada após ler mensagens que filho de 7 anos escreveu nos cartões de Natal
Família
Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”
Bebês
“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família