Vacina de Oxford anuncia eficácia de 90% contra Covid-19

Segundo os laboratórios responsáveis, a proteção varia de 62% a 90% de acordo com as doses da vacina. O imunizante tem a vantagem de ser transportado sob temperaturas entre -2°C e -8°C

Resumo da Notícia

  • Para o resultado de 90% são necessárias duas doses do imunizante
  • Um dos regimes de dosagem mostrou eficácia de 90% quando administrada com meia dose e uma inteira
  • Já o outro mostrou eficácia de 62%, com administração de duas doses inteiras
  • Diferente de outros imunizantes, este pode ser armazenado na geladeira

Nesta segunda-feira, 23 de novembro, o laboratório britânico AstraZeneca e a Universidade de Oxford, deram uma  notícia que acalmou muitos corações. Os responsáveis pela produção do imunizante contra o novo coronavírus, anunciaram que estão desenvolvendo alcançou eficácia de 90%. Para isso, são necessárias duas doses do imunizante.

-Publicidade-
Para o resultado de 90% são necessárias duas doses do imunizante (Foto: Freepick)

Durante  a terceira fase de testes realizados na Inglaterra e no Brasil, a vacina de Oxford foi administrada de duas formas diferentes. Na primeira, os voluntários receberam apenas metade de uma dose e, após um mês, uma dose completa, mostrando a eficácia de 90%. Já no segundo grupo, que recebeu duas doses completas da vacina, a eficácia foi reduzida a 62%. Esses dois resultados permitiram obter eficácia média de 70%.

Segundo o Estadão, há testes em andamento, na África do Sul e no Reino Unido desde abril deste ano em 24 mil voluntários. A fase 3 do estudo indicou que 131 pessoas receberam diagnóstico de covid-19 após a aplicação do imunizante. Os resultados mostram uma eficácia menor que as vacinas da Pfizer e da Moderna, que chega perto de 95%.

Porém, o imunizante de Oxford é mais barato, pois de acordo com os pesquisadores, diferente de outros imunizantes, este pode ser armazenado na geladeira, o que é um fator importante para a logística de distribuição e armazenamento especialmente em países como o Brasil.

Esquenta Black Friday

A Black Friday da Amazon está chegando! Para conferir os produtos que já estão com descontos incríveis em todas as categorias do site, clique AQUI! Você ainda pode ter frete grátis e promoções exclusivas ao se tornar um membro Prime! A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e também garante entrega mais rápida, acesso a filmes, séries e desenhos animados. Inscreva-se e ganhe 30 dias grátis CLICANDO AQUI.

‘Vacina é segura’

As fases 1 e 2 dos estudos da vacina de Oxford, já haviam apontado que o imunizante é seguro e induz a produção de anticorpos e a resposta imune das células T em todas as faixas etárias, incluindo idosos. “A eficácia e segurança desta vacina confirmam que será muito competente contra a covid-19 e que terá um impacto imediato nesta emergência de saúde pública”, afirma Pascal Soriot, CEO da AstraZeneca, em um comunicado.

Os resultados sugerem que as duas aplicações – com metade da dose ou as duas doses completas – podem prevenir a transmissão do vírus, evidenciada pelo número pequeno de infecções assintomáticas entre os vacinados. “O mais importante, pelo que soubemos, é que a vacina parece prevenir a infecção, não apenas a doença. Isso é importante porque a vacina poderia reduzir a disseminação do vírus também e proteger os vulneráveis de uma doença grave”, disse Peter Horby, professor da Universidade de Oxford.

Foram registrados 131 casos da doença entre os voluntários: 101 entre os que receberam o placebo (substância inativa) e 30 entre os que receberam a vacina. Não houve nenhum caso grave da doença entre os que tomaram a vacina. Os dados foram vistos depois de analisar mais de 24 mil voluntários de ensaios no Reino Unido, Brasil e África do Sul, com acompanhamento desde abril.

Seminário Internacional Pais&Filhos

O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!