Vacina Meningo ACWY está disponível: saiba quem deve tomar

A imunização, que acontece desde março, ainda está sendo distribuída nos postos de saúde e te explicamos como ela funciona no corpo e quem deve buscar à dose

Resumo da Notícia

  • Veja como a vacina atua no corpo
  • A imunização Meningo ACWY já está disponível
  • Até o momento, 3 milhões de crianças já foram imunizadas
Veja como a vacina funciona na proteção contra a doença (Foto: Getty Images)

Desde março de 2020, a rede pública de saúde passou a disponibilizar a Vacina Meningocócica conjugada quadrivalente – ACWY. Até o momento, cerca de 3 milhões de crianças foram imunizadas e ela ainda está sendo distribuída por todo o país. Mas afinal, quem pode tomar?

-Publicidade-

Por enquanto, podem ser imunizados pré-adolescentes entre 11 e 12 anos. Antes de março, a vacina era indicada para crianças acima dos dois meses de idade, adolescentes, adultos e idosos com condições de risco, além de viajantes onde há riscos da doença.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a vacina possui dose única e reforço. A Meningo ACWY protege contra meningite e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo, do tipo A, C, W e Y. A proposta de definir a idade da imunização nesta fase, é que os adolescentes são o grupo mais suscetíveis à transmissão por ar.

-Publicidade-

-Publicidade-