Publicado em 18/06/2021, às 13h27 por Luiza Fernandes, filha de Neila e Mauro
As vacinas contra a covid-19 já conseguiram salvar 43 mil idosos acima de 70 anos, segundo pesquisa feita pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a Universidade de Harvard. Foi analisado o período do começo de março até o final de abril – e o percentual de óbitos entre integrantes dessa faixa etária apresentou uma expressiva queda, mesmo com novas variantes do coronavírus em circulação.
A pesquisa foi comandada pela epidemologista César Victora, da UFPel, junto com Márcia Castro – demógrafa em Harvard. As duas concluíram junto de suas equipes que o percentual de mortes entre idosos de 70 a 79 anos foi de 28% para 16%, enquanto esse número em pessoas acima de 80 anos caiu do mesmos 28% para 12%. Foram analisados 235 mil óbitos.
Além disso, os pesquisadores ainda concluíram que as vacinas conseguiram salvar muito mais do quer 43 mil vidas nesse período – já que os dados em análise não levaram em conta a imunização de profissionais da saúde, indígenas e outros grupos prioritários da vacinação. Esse foi o primeiro estudo dedicado a comprovar a eficácia da vacinação de idosos contra o coronavírus no Brasil.
O epidemiologista Alexandre Kalache, do Centro Internacional de Longevidade, do Rio de Janeiro, vê com otimismo os resultados da pesquisa – que foram capazes de comprovar de vez a importância da vacinação no fim da pandemia. “Nós todos estamos preocupados com o risco de as novas variantes de coronavírus impactarem o resultado do programa de vacinação”, declarou. “O trabalho mostra que, confrontada com a nova variante gama, a vacina se saiu bem, mas o perigo continua, porque quanto mais o vírus circula, mais oportunidade existe para outras variantes ganharem terreno na esteira do atraso da vacinação”, relembrou ainda.
Nos dias 21 e 22 de junho, você terá descontos incríveis em todas as categorias do site da Amazon. Confira as ofertas antecipadas AQUI! As promoções são exclusivas para membros Prime, então se você ainda não é assinante, aproveite para fazer sua inscrição CLICANDO AQUI. A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e, além de promoções especiais, você tem acesso a filmes, séries e desenhos animados e direito a frete grátis nas compras do site. Membros Prime também ganham uma promoção de teste por 4 meses grátis para o Prime Music Unlimited.
Mesmo assim, o quadro geral de pessoas imunizadas contra a covid-19 no Brasil ainda é baixo. Apenas 11% da população recebeu a segunda dose de imunizantes, uma parcela muito pequena em comparação ao caso de sucesso apresentado no estudo. Pesquisadores acreditam, contudo, que basta esperar a aceitação dos jovens para a vacina. Nesta semana, foi anunciada a abertura de inscrições para a xepa da vacina para pessoas acima de 18 anos.
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Bebês
“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais
Família
Filha mostra pai esperando ela em ponto de ônibus de noite e viraliza: “Faz isso todo dia”
Família
Giovanna Ewbank conta que filho não terá festa de aniversário e explica motivo: "Fiquei megafeliz"
Família
Esposa de Roberto Justus diz que não vê problema em filha ser consumista
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Família
Suposta filha de Leonardo explica por que desistiu de fazer teste de DNA