Vacinas contra a Covid-19 para crianças chegam ao Brasil na segunda quinzena de janeiro

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga anunciou a medida após uma solenidade em Brasília, que tratava sobre envio de 23 médicos para ajudar vítimas das enchentes na Bahia

Resumo da Notícia

  • O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga informou que a vacina contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos deve chegar ao país na segunda quinzena de janeiro;
  • Ainda não há um cronograma vacinal para as crianças;
  • Segundo Queiroga, o governo também está preparando um fórum de dúvidas para ajudar os pais na tomada de decisões relacionadas à vacina.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira, 3, que as vacinas para crianças entre 5 e 11 anos contra a covid-19 chegam ao Brasil na segunda quinzena de janeiro. No fim de dezembro, o ministro divulgou que a campanha para esse público teria início logo no início de 2022.

-Publicidade-

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a aplicação de vacinas Pfizer em crianças no fim de dezembro. Entretanto, o Ministério da Saúde ainda não possui um cronograma de vacinação para o público-alvo. As informações acima foram fornecidas pelo G1.

Comprovante de vacinação contra a Covid-19 é exigido em 15 capitais do Brasil para entrada de eventos
A vacina aplicada em crianças terá dosagem diferente (FOTO: Danilo Verpa / Folhapress / Reprodução / Folha de São Paulo)

O anúncio de Queiroga foi feito à imprensa após uma solenidade em Brasília, que tratava sobre envio de 23 médicos para ajudar vítimas das enchentes na Bahia. “Essa questão da vacinação infantil está bem definida, de maneira clara e transparente. Pela primeira vez, há ampla discussão com a sociedade acerca do tema [vacinação], que é fundamental”, disse o ministro.

O ministro também disse que o governo também está preparando um fórum de dúvidas para ajudar os pais na tomada de decisões relacionadas à vacina. “Nós estamos com os pais e as mães para apoiá-los na hora de tomada de decisões em relação a essa questão das vacinas”, comentou.

Opinião pública

Pela primeira vez na história do país, o Ministério da Saúde está realizando uma pesquisa pública para ouvir a opinião da população brasileira à respeito de vacinar crianças contra a covid-19. No fim de dezembro, foi divulgado em nota um comunicado informando sobre o posicionamento favorável à vacinação de pessoas de 5 a 11 anos.

A vacina contra covid-19 para pessoas de 5 a 11 anos foi autorizada pela Anvisa no dia 16 de dezembro e desde então o governo tem se reunido e pedido a opinião da população para conseguir definir como essa campanha funcionará. Segundo a Agência, a farmacêutica BioNTech enviou os dados e os estudos de segurança de indicação da vacina para crianças no dia 12 de novembro.