Vai comer fora? 10 dicas para evitar o contágio do Covid-19 em restaurantes e bares

O Dr. Bactéria explica as medidas de segurança necessárias para quem escolher fazer alguma refeição fora de casa. Máscara, higiêne e isolamento não podem faltar

Resumo da Notícia

  • Os restaurantes e bares ficaram fechados por meses devido a pandemia do Covid-19
  • Com a reabertura gradual dos estabelecimentos, é necessário adotar medidas de segurança
  • Veja 10 dicas sobre como se proteger nesses casos

Comer fora é um daqueles prazeres da vida que quase todo mundo gosta, mesmo que seja aquele almoço rápido do dia a dia. A maioria de nós passou os últimos meses bem longe dos restaurantes e bares por causa da pandemia do novo coronavírus, mas isso vem mudando aos poucos. Com o retorno presencial das empresas e a reabertura progressiva dos estabelecimentos, os lugares na mesa tem ficado disputados. E com isso, a dúvida vem: é seguro?

-Publicidade-
Comer fora exige uma série de cuidados com a pandemia (Foto: Getty Images)

Segundo o biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, o risco é contaminação pelo Covid-19 nesses ambientes existe e é grande. No entanto, caso a você mesmo assim decida ou precise ir, existem algumas condutas que ajudam a prevenir a infecção do vírus. Veja elas:

1 – Checar nas redes sociais dos restaurantes se eles têm informações sobre as medidas de segurança para atender os clientes.

-Publicidade-

2 – Antes de ir ao local, certifique por um telefonema ou mensagem ao local se todos os funcionários usam máscaras durante o turno de trabalho.

3 – Pergunte sobre as opções de estacionamento sem manobrista, evitando assim mais um contato de terceiros dentro do seu veículo.

4 – Use a máscara quando estiver a menos de 1,8m de distância de outras pessoas no local

5 – Se não tiver comendo e nem bebendo, permaneça com a máscara

6 – Mantenha sempre um distanciamento adequado de pessoas que não moram com você e estejam comendo

7 – Não fique em fila de espera – reserve sua mesa com antecedência

8 – Dê preferência para pratos A La Carte, ou seja, que não sejam Self-Service, para eliminar o uso de itens compartilhados como talheres e tampas de panelas

9 -Lave as mãos por pelo menos 20 segundos ao entrar e sair do restaurante

10 – No banheiro, não fique na fila, espere até surja uma vaga. Certifique-se que tenha sabonete, além de toalhas de papel.

É necesário o distanciamento e o uso de máscara (Foto: Getty Images)

Mesmo assim, é sempre bom ponderar sobre as opções que são menos perigosas, como o delivery ou o take-away. “Nesta fase, o ideal são comidas para viagem ou delivery, pois você poderá fazer a higiene e descarte adequado. Prefira alimentos cozidos ao invés dos crus. Ambientes com mesas ao ar livre são mais indicados. O Covid-19 não se reproduz em alimentos e sim nas superfícies e aglomerações”, ressalta Dr. Bactéria.

-Publicidade-