Valentine’s Day: entenda por que o Dia dos Namorados no Brasil é comemorado em junho

Já se perguntou os motivos do famoso “Valentine’s Day” ser comemorado somente em junho no Brasil? Nós te explicamos o porquê

Resumo da Notícia

  • Entenda por que o Dia dos Namorados no Brasil é comemorado em data diferente a de outros países
  • Conheça São Valentim e qual a importância dele neste dia
  • A razão principal para as datas serem distintas é uma estratégia econômica

Já se perguntou por que o Dia dos Namorados ou o famoso “Valentine’s Day” é comemorado em fevereiro em outros países, e no Brasil, em junho? Temos a resposta para isso! Todos os motivos vêm através de um contexto histórico.

-Publicidade-

Países como Estados Unidos, Japão, África do Sul, Austrália e ainda boa parte da Europa, costumam celebrar a data no dia 14 de fevereiro todos os anos. Isso acontece porque havia um homem chamado São Valentim, da Itália, que era responsável para realizar casamentos no século III. No entanto, o imperador Cláudio II, havia impedido abolido a ideia do casamento, pois acreditava que os homens solteiros poderiam ter mais responsabilidade com o exército romano.

São Valentim, homem responsável por casar as pessoas escondidas do imperador romano
São Valentim, homem responsável por casar as pessoas escondidas do imperador romano (Foto: Reprodução / Canção Nova)

São Valentim foi contra essa ideia e começou a realizar casamentos clandestinos, porém ele acabou sendo descoberto e preso. Há histórias que o religioso foi aprisionado na casa do prefeito de Roma e que, durante esse período, ele converteu toda a família que era pagã. Além de também ter, supostamente, curado uma de suas filhas que era cega. Por esse motivo, o imperador mandou que ele fosse decapitado na via Flamínia, uma antiga estrada que liga Roma a Arímino, na costa do mar Adriático.

Após 200 anos, o papa Gelásio I decidiu homenagear São Valentim após o mártir, no dia 14 de fevereiro de 496. Além de ser uma forma de trazer de volta a Lupercália, uma festa tradicional pagã, que celebrava chegada de uma nova estação e a fertilidade. Por esse motivo, a data passou a ser comemorada como um dia romântico em diversos outros países, após ser deixada de ser celebrada pela Igreja Católica em 1969.

No Brasil

Já no Brasil, os motivos pelo qual a data é celebrada em junho são por questões de estratégias comerciais. João Dória, pai do governador de São Paulo, determinou que uma forma de melhorar o resultado das vendas no meio do ano, era necessário mais um dia de celebração. Afinal, o mês de junho era considerado um período de escassez financeira para os comerciantes.

Dia dos namorados do Brasil em junho
Dia dos namorados do Brasil em junho (Foto: Reprodução / Getty Images / Image Source)

Por conta disso, em 1948 foi determinado que o dia 12 de junho era o “Dia dos Namorados” no Brasil, data próxima ao dia 13 de Santo Antônio, conhecido como o “Santo Casamenteiro”.