Veja qual é o dia certo para desmontar a árvore de Natal e o significado

A tradição cristã marca a visita dos três reis magos para Jesus após seu nascimento como o dia de desmontar todas as decorações natalinas da casa e para prepará-la para próximos ciclos

Resumo da Notícia

  • Existe dia certo para desmontar a árvore de Natal
  • De acordo com o calendário cristão, ela deve ser feita no Dia de Reis
  • Em 2021, esse dia cai em uma quarta-feira

Depois de muita pesquisa para encontrar a referência perfeita para a decoração de Natal, finalmente chega a grande noite e… o motivo de preparar toda a casa passou. As comemorações natalinas são muito esperadas por várias famílias ao redor do mundo, e tem data certa para as luzes e enfeites da árvore saírem das caixas e começarem a ganhar espaço pelos cômodos da casa. Mas, e para guardar tudo?  

-Publicidade-
(Foto: Parents)

Enquanto algumas pessoas já começam a desmontar a árvore logo no dia seguinte à festa ou na mesma semana, tem gente que, se pudesse, manteria as luzes e os presépios por mais um bom tempo – sem contar no clima de Natal que contagia a casa toda e que poderia durar muito mais. 

Se você faz parte do segundo time, temos uma notícia para você: o dia oficial para desmontar a árvore de Natal e guardar os enfeites para o final do ano é 6 de janeiro, que, em 2021, cai em uma quarta-feira. Porém, como as comemorações da Igreja Católica provavelmente se estenderão até o primeiro domingo, neste Natal, a decoração pode se estender até dia 10 de janeiro de 2021. Segundo a tradição cristã, essa data foi escolhida porque marca o momento em que os três reis chegaram em Belém, marcando o fim das comemorações do Natal. 

-Publicidade-

Conhecido como Dia de Reis, 6 de janeiro foi a data em que os reis magos visitaram Jesus recém-nascido e levaram para ele presentes, celebrando sua vida e anunciando sua chegada ao mundo. Por isso, de acordo com os costumes cristãos, as famílias têm o costume de desmontar a árvore de Natal – um dos símbolos mais conhecidos da época e também sinônimo de fertilidade – no sexto dia do ano, logo após o ano novo. 

De acordo com a tradição, passado o Natal, é o momento de preparar a família para as novas celebrações e o início de um novo ciclo: a Páscoa. Por isso, é hora de encaixotar as luzes, enfeites, presépios e imagens de Papai Noel e deixar tudo pronto para o final do ano. E, calma: se você (ou seu filho) mal puderem esperar pelo próximo 25 de dezembro, respire fundo porque o tempo passa rápido!

E falando em Natal: quando é o dia certo de montar a árvore?

Segundo a tradição cristã, o dia de montar a árvore é no primeiro domingo do Advento – em 2020, essa data caiu no dia 29 de novembro. Essa data inicia a contagem regressiva litúrgica de quatro semanas de preparação para o nascimento de Jesus. Se você faz parte do time que ama o Natal, já marca na agenda: este ano, o dia certo é 28 de novembro.

-Publicidade-