Vênus e Júpiter poderão ser vistos “coladinhos” neste final de semana: entenda e saiba como ver o fenômeno

Os dois astros vão ficar bem próximos e o fenômeno poderá ser visto por todo o Brasil!

Resumo da Notícia

  • Vênus e Júpiter poderão ser vistos bem próximos neste final de semana
  • O fenômeno se chama "conjunção"
  • Ele poderá ser visto por todo Brasil!

Neste final de semana, quem acordar cedo vai poder ver um fenômeno entre os planetas Vênus e Júpiter. De acordo com o Observatório Nacional (ON), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), os planetas vão estar visíveis da Terra e muito “próximos”.

-Publicidade-

O fenômeno vai acontecer durante a madrugada do sábado, 30 de abril, e do domingo, 1° de maio. O Observatório ainda disse que Netuno também poderá ser visto, através de um telescópio, próximo dos outros planetas. “O que vai diferir é somente a altura dos astros, de acordo com a localidade. No Rio de Janeiro, às 4h30 da manhã (do dia 30), eles já estarão a uma altura de 18 graus e vão ficando cada vez mais altos em relação ao horizonte, até que a claridade do dia fará com que não possamos mais vê-los”, disse a tecnologista-sênior do ON, Josina Nascimento.

Vênus e Júpiter poderão ser vistos "coladinhos" neste final de semana
Vênus e Júpiter poderão ser vistos “coladinhos” neste final de semana (Foto: Reprodução/ Observatório Nacional)

Esse evento se chama “conjunção”, que é quando dois planetas parecem se tocar no céu da perspectiva de quem está na Terra, de acordo com a Nasa. Ele acontece aproximadamente uma vez por ano entre os planetas Vênus e Júpiter. Mas esse ano os dois vão aparecer bem mais próximos do que normalmente, comentou Patrick Hartigan, professor de física e astronomia da Universidade de Rice, em Houston.

A próxima vez que veremos os dois planetas perto um do outro, vai ser só no dia 2 de março de 2023, mas eles estarão mais distantes. Então tem que aproveitar a chance de ver esse ano!

De onde eu consigo ver?

De todo lugar do Brasil! Durante as primeiras horas dos dias você poderá visualizar sem auxilio de um telescópio, de acordo com o site EarthSky. Basta apenas olhar na direção do nascer do Sol para ver os astros se aproximando cada vez mais. Mas o céu deve estar limpo, para facilitar a visualização. Para completar a experiência, continue observando os planetas depois do dia 1° de maio, vendo Vênus e Júpiter se afastando novamente.