Publicado em 21/12/2020, às 07h48 - Atualizado às 07h54 por Cecilia Malavolta, filha de Iêda e Afonso
Agora é oficial: o verão começou e ele veio com tudo! Nesta segunda-feira, 21 de dezembro, às 7h02, o hemisfério sul deu as boas-vindas à estação mais quente do ano, que promete trazer rápidas mudanças no tempo mas que provavelmente não vai bater recordes nos números de temperaturas elevadas.
O verão vem com fortes possibilidades de chuvas, granizo e ventos moderados a fortes em grande parte do país. As chuvas da estação já são velhas conhecidas e, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), elas são frequentes em todas as regiões do Brasil, “exceto no extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste”. As informações são da CNN.
Já que a estação promete esquentar as casas das famílias e é ainda mais necessário respeitar o isolamento social por causa da segunda onda de coronavírus, o ideal é exagerar na hidratação, ficar em casa e curtir os dias com a família. Para refrescar, a dica é: brinque com água!
“Brincar na água é uma atividade sensório-motora excelente, e as crianças acham muito divertido”, diz Lee Scott, Presidente do Conselho Consultivo Educacional da The Goddard School, nos EUA. Ela acrescenta que, à medida que as crianças brincam com água, elas desenvolvem habilidades em “exploração científica, matemática, habilidades motoras grossas e finas e expressão criativa”.
Brincar na água também pode promover o desenvolvimento da linguagem e socioemocional, diz Wilson. “A linguagem pode ser modelada e reforçada por meio de brincadeiras na água, uma vez que fornece um tempo para falar, se comunicar e fazer perguntas abertas”, diz ela. Os pais podem ajudar incentivando a troca de ideias e convidando os filhos a compartilhar o que estão fazendo. Por exemplo: “O que você planeja fazer com a escova? O que pode acontecer quando você colocar a esponja na água?”.
Finalmente, dependendo da atividade que você escolher, brincar na água pode ter um efeito calmante. “Pegar, derramar e peneirar pode ter a capacidade de relaxar crianças pequenas e até adultos. Desfrute da tranquilidade de brincar na água ”, diz Wilson.
Veja algumas brincadeiras para fazer com seu filho:
Ensine ao seu filho conceitos matemáticos e científicos com uma atividade simples de transferência de água. Usando pás, colheres grandes, baldes ou esponjas, ele pode mover a água de um recipiente para outro. Ele também pode contar quantas colheres de água ou esponjas cheias são necessárias para completar a transferência. “Por meio dessa exploração fácil de fazer, as crianças aprendem conceitos matemáticos sobre contagem e medição de volume”, diz Wilson.
Scott recomenda um experimento “flutuar ou afundar”, no qual as crianças colocam pequenos itens na água para ver o que afunda e o que flutua. Os objetos podem incluir brinquedos para o banho, pedras, moedas, galhos, utensílios de cozinha, bolas de borracha, folhas, tampas de garrafas, botões, chaves e rolhas. Você pode fazer esse experimento em qualquer lugar, seja na banheira, na pia da cozinha ou em um balde.
O “experimento afundar ou flutuar” ensina os conceitos científicos de flutuação e densidade (os objetos irão flutuar se tiverem uma densidade inferior à da água). As crianças também terão algum jogo sensorial se você escolher itens com texturas diferentes. Finalmente, as crianças mais velhas também podem adivinhar se cada item irá afundar ou flutuar, o que as apresenta ao conceito de fazer uma hipótese.
Seus filhos se sentirão como um agente secreto com esta atividade de pintar na água! Veja como fazer isso: faça com que seu filho se sente na calçada, no quintal ou em outra superfície de concreto (tem que ser escuro!). Dê a ele um balde d’água e um pincel e deixe-o desenhar no chão. Os desenhos secarão rapidamente sob o sol para ensinar o conceito de evaporação. As crianças também desenvolvem habilidades motoras finas e exercitam a criatividade com pinturas na água.
Nesta atividade de brincar na água, você simplesmente dá itens ao seu filho enquanto ele está na banheira ou na piscina. Wilson tem algumas recomendações: uma vasilha de comida, uma variedade de colheres ou copos medidores, garrafas de esguicho, esponjas, escovas de limpeza, bonecas, carrinhos de brinquedo e brinquedos de banho. Você também pode adicionar um elemento de diversão com bolhas, acrescenta ela.
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Família
Bruna Biancardi veste filha com presente dado por ex de Neymar: "Ficou perfeito"
Família
Mulher acusada de ter traído o marido descobre que bebê foi trocada na maternidade
Família
Viúva de Leandro mostra os 5 filhos reunidos em foto rara: "Não preciso de mais nada"
Bebês
“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais