Veterinários alertam: os pets da família também ganharam peso na pandemia

É um fato que o comportamento dos animais reflete o do dono. No entanto, a obesidade reduz a estimativa de vida do seu pet

Resumo da Notícia

  • É um fato que o comportamento dos animais reflete o do dono;
  • Veterinários americanos têm percebido ganho de peso e níveis mais altos de obesidade em animais de estimação desde o início da pandemia;
  • Com a doença, a estimativa de vida do seu pet é reduzida.

É um fato que o comportamento dos animais reflete o do dono. E de acordo com Ernie Ward, veterinário e fundador da Associação para Prevenção da Obesidade em Animais de Estimação, veterinários em todos os Estados Unidos, têm percebido ganho de peso e níveis mais altos de obesidade em animais de estimação desde o início da pandemia.

-Publicidade-

Se você percebeu que ficar em casa te fez ganhar alguns quilos, é possível que o excesso de petiscos e a falta de caminhadas também tenham afetado seu pet.  Segundo o veterinário à CNN, há outro fator presente no ganho de peso e na obesidade dos animais de estimação: o estresse.

Pets ganham peso na pandemia (Foto: Freepick)

“Quando você está estressado ou ansioso, seu cérebro desperta uma cascata de substâncias neuroquímicas que o estimulam a comer”. E os animais de estimação percebem isso. “Nossos animais de estimação tendem a assumir esses atributos emocionais, porque são altamente empáticos”, explica Ward.

-Publicidade-

No entanto, é função dos donos manter o peso de seus animais de estimação sob controle. Independentemente do quão fofa seja, se a obesidade animal for ignorada, ela pode aumentar o risco de diabetes, doenças renais, hipertensão, artrite e câncer.

Pets ganham peso na pandemia (Foto: Freepick)

E tudo isso  pode encurtar a vida de seu parceiro – de acordo com a CNN, um estudo de 2019 descobriu que a vida útil de cães com excesso de peso era, em média, até dois anos e meio mais curta do que seus pares caninos com peso saudável. Contudo, se estiver na dúvida quanto ao peso ideal do seu animal, consulte seu veterinário.