Viagem de avião: saiba como proteger a audição da família durante o voo

A gente sabe que o incômodo não é nada fácil, mas é possível evitar. Veja algumas dicas para viajar (bem!) e prevenir problemas durante o voo

Resumo da Notícia

  • Veja como ficar livre do perrengue
  • Saiba como trazer bem-estar para toda a família
  • Confira algumas dicas para viajar bem

Com o fim de ano, muitas pessoas já estão arrumando as malas para viajar. No caso do avião, um dos meios de transporte mais utilizados, os cuidados precisam ser redobrados por conta da pandemia, sempre usando máscara e álcool gel, além de todas as medidas de distanciamento e segurança.

-Publicidade-
Veja como proteger os ouvidos durante os voos de avião (Foto: Shutterstock)

Durante as viagens aéreas, é super comum os famosos incômodos no ouvido, como a sensação de que ele estivesse “tampado”, além dos zumbidos. Para driblar os desconfortos, a fonoaudióloga e  Gerente de Audiologia Corporativo da Telex Soluções Auditivas, Marcella Vidal, dá dicas de ouro para deixar o momento mais confortável e livre de perrengues.

Desentupir o ouvido

Faça movimentos de mastigar chiclete, bocejar ou engolir saliva. Apesar da dica ser clássica, a gente já adianta que funciona! “Uma dica é fazer esses movimentos para que a Trompa de Eustáquio se abra e feche. Dessa forma, é possível manter o equilíbrio da pressão do ar entre os dois lados da membrana do tímpano, aliviando o incômodo e um possível zumbido”, explica a especialista.

-Publicidade-

Procure o assento ideal

Para quem costuma enfrentar bastante este tipo de perrengue, é importante sentar na lateral do avião oposto à orelha com menor escuta. “Por exemplo, caso ouça melhor com a orelha direita, o ideal é optar por um lugar na janela da fileira esquerda. Dessa forma, será mais fácil ouvir as recomendações e serviços dos comissários de bordo”.

Aparelhos auditivos

Para as pessoas que utilizam algum tipo de aparelho auditivo, o uso pode continuar de forma normal, devendo ser retirado se surgir algum incômodo como, por exemplo, dores por conta da mudança rápida de altitude. “Com os aparelhos auditivos em uso, será possível compreender as orientações dos comissários de bordo”.

No caso de aparelhos auditivos bluetooth como, por exemplo, fones de ouvido, você pode deixá-los ligados em todos os momentos, desde que o modo avião seja selecionado no momento de embarcar na aeronave.

Saiba como driblar o problema (Foto: Getty Images)

Fique longe dos motores

Por mais modernos e silenciosos que os novos modelos de avião sejam, sentar longe dos motores pode ser uma opção, pois as aéreas costumam ser mais barulhentas

Dicas importantes

Apesar de existir o risco de contaminação pelo coronavírus, os aviões são equipados com poderosos filtros High Efficiency Particulate Air (HEPA), que atuam na renovação do ar e sistema de refrigeração capazes de inativar o vírus. Sempre que encostar em poltronas, portas, maçanetas, pias e torneiras, não esqueça de higienizar as mãos.

-Publicidade-