Viagem em família: dicas para organizar as malas sem dores de cabeça

Colocar tudo o que precisa em uma mala já não é tarefa fácil, imagina só preparar as malas das crianças! Mas fiquem calmos, é tudo questão de organização e a gente te ajuda

Resumo da Notícia

  • Sim, viajar em família é muito divertido! Além é claro, de ser uma forma de criar conexões com aqueles que ama
  • Mas é verdade, nem tudo são flores, quando decidimos nos aventurar em uma viagem com a família, precisamos lembrar que existem alguns cuidados que precisam ser considerados
  • Um deles dá dor de cabeça em muitos pais: a mala. Veja algumas dicas

Sim, viajar em família é muito divertido! Além é claro, de ser uma forma de criar conexões com aqueles que ama. Mas é verdade, nem tudo são flores, quando decidimos nos aventurar em uma viagem com a família, precisamos lembrar que existem alguns cuidados que precisam ser considerados e um deles dá dor de cabeça em muitos pais: a mala.

-Publicidade-

Pois é, às vezes, tudo o que a gente quer é arrumar as malas, pegar as crianças e botar o pé na estrada. Se levarmos ao pé da letra, colocar tudo o que precisa em uma mala já não é tarefa fácil, imagina só preparar as malas das crianças! Mas fiquem calmos, é tudo questão de organização.

Colocar tudo o que precisa em uma mala não é tarefa fácil
Colocar tudo o que precisa em uma mala não é tarefa fácil (Foto: Getty Images)

Preparar a mala pode ser divertido e tão desafiador quanto uma brincadeira de criança. As peças se encaixam e se complementam, mas é você quem controla, como um jogo de quebra cabeça. É preciso estar atento e ter certeza de que não esqueceu nenhuma peça. Em parceria com a Pais&Filhos, o Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa separou algumas dicas essenciais para arrumar as malas sem dores de cabeça.

Prepare um checklist

Para não esquecer nada é preciso estar muito bem organizado, e ter um checklist te ajuda nesse processo. Principalmente se você estiver meio perdido sobre como arrumar a mala! Cada um pode ter a sua maneira preferida de fazer isso. Mas existem algumas dicas para te ajudar. Que tal começar olhando a previsão do tempo?

Coloque tudo em cima da cama

Sim! A ideia é: depois de escolher tudo o que quer levar para uma viagem, coloque em cima da cama, e tente montar looks. Assim, você visualiza item por item e evita excessos. Para isso, é preciso seguir algumas dicas:

Comece a montar a mala cerca de 4 dias antes do voo
Comece a montar a mala cerca de 4 dias antes do voo (Foto: Getty Images)
  • Calcule o número de dias que vai passar fora
  • Compare o roteiro com as roupas ideais de cada evento
  • Use e abuse dos acessórios
  • A mesma roupa parece outra com um lenço, cardigã ou colar — e eles ocupam pouco espaço.

Não deixe para arrumar a mala na véspera da viagem

Comece a montar a mala cerca de 4 dias antes do voo! Claro, isso depende do tamanho da família, mas tomando como referência dois adultos e duas crianças, esse tempo é o suficiente para garantir que você não esqueça nada. Desse modo, fica mais fácil de se lembrar de tudo e pensar melhor no que pode ser retirado da lista, caso o volume já esteja muito grande.

Prefira roupas coringas

Pensando em volume de roupas, uma ótima forma de facilitar sua vida, é pensar em roupas que combinem entre si e com cores básicas. Assim, você consegue reduzir a quantidade de peças na mala.  Além disso, ainda há outra chance de economizar espaço. Você pode, por exemplo, colocar as calças esticadas, antes das demais peças. Depois, enrole as outras roupas, como camisetas e vestidos de malha, e passe as pernas das calças por cima.

Tenha sempre um kit de primeiros socorros

Quem é mãe ou pai sabe que ter crianças em casa significa também estar sempre preparado. E carregar consigo um kit de primeiros socorros faz toda a diferença em qualquer emergência. Só não esqueça de colocar tudo em sacos transparentes e em caso de remédios controlados, leve as receitas.

Deixe espaço para as compras

Viajar também significa fazer memórias. E é normal querer guardar recordações e trazer lembrancinhas e presentes. Esse é justamente mais um motivo para não exagerar na hora de arrumar a mala da família: a bagagem sempre volta maior.

Então. não esqueça de deixar um espaço para as compras antes de fechar sua mala e embarcar para o destino.

Não existe fórmula mágica: leve o destino em consideração

Durante uma viagem em família, é importante escolher o destino ideal para os pais (e os filhos!) possam realmente aproveitar cada momento. Assim como, é preciso escolher cada item da mala pensando em cada passeio. O clima e a programação da viagem interferem nos itens que devem ser colocados na mala.

Durante uma viagem em família, é importante escolher o destino ideal para os pais (e os filhos!)
Durante uma viagem em família, é importante escolher o destino ideal para os pais (e os filhos!) (Foto: Grand Palladium)

Para facilitar sua vida, os resorts podem ser ótimas opções de estadia. Isso porque um resort tem boas acomodações, gastronomia de qualidade, várias refeições por dia, bebidas inclusas, monitores, SPA e programas relaxantes por todos os lados. Além disso, a hospedagem em resorts compensa financeiramente, pois além de mais vantagens e serviços inclusos do que nos hotéis convencionais, os hóspedes gastam menos com deslocamento, já que passam mais tempo usufruindo das atrações do hotel. O que também significa uma maior organização dos passeios e mais facilidade na hora de arrumar as malas.

Dica de destino: Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa

O Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa está inserido na Reserva Natural de Imbassaí, de frente para o mar na Costa dos Coqueiros, e surpreende pelo cuidado com os detalhes e estrutura impecável. De acordo com Paulo Fernandes, gerente do Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa, o resort se destaca dos outros hotéis da região por contar com inúmeros diferenciais. “Aliamos as modernas instalações de um hotel de luxo, all inclusive, e o ambiente natural dos coqueiros e rios que formam a região costeira de Linha Verde. São 654 suítes divididas em 11 vilas”, explica. Além disso, a localização facilita a vida das famílias. O hotel fica a 45 minutos de Salvador, na Bahia, próximo à Praia do Forte e a 45 minutos do aeroporto.

O resort tem mais de 10 opções de bares e restaurantes, entretenimento diário gratuito para todas as idades, shows noturnos, infraestrutura completa de praia e amplas opções de lazer, como piscinas, kids splash pool, quadras para prática de esportes e piscina exclusiva para adultos.

 Em algum momento da viagem os pais podem tirar um tempo para relaxar.
Em algum momento da viagem os pais podem tirar um tempo para relaxar (Foto: Grand Palladium)

Além disso, para ter certeza de que você vai aproveitar a viagem em família, o Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa  tem por diferencial a programação de atividades para crianças. Instrutores e monitores divertem seu filho com brincadeiras adequadas para faixa etária: 1 a 3, 4 a 7, 8 a 12 e 13 a 17. A diversão pode acontecer em várias partes do resort, como na piscina, praia, trilhas, jogos educativos, oficina de arte, futebol, aula de malabares, cinema, teatro e por aí vai…

Se seu filho ainda é bebê, o espaço disponibiliza o Baby Club – uma sala com berços, que você pode deixar seu filho. Especialistas ficam no local cuidando da criança até que ela acorde e os pais sejam avisados (* serviço suspenso enquanto estivermos com restrições por conta da pandemia). Eles também oferecem um serviço de babá no hotel.  O Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa  conta com o mini clube, que traz uma proposta parecida, mas é pensado para crianças de 4 a 12 anos.

E ainda está permitido! Em algum momento da viagem os pais podem tirar um tempo para relaxar. Por isso, o Zentropia Spa & Wellness, dentro do hotel, oferece cabines para diferentes tratamentos para o rosto e o corpo, massagens, área de relaxamento, cachoeiras, banho de pés, banheiras de hidromassagem quentes e frias, chuveiros com sensações, saunas secas e úmidas e cabine de gelo. Ou seja, será seu espaço dedicado ao relaxamento e bem-estar durante o passeio.