Vídeo: mãe afegã dá à luz em voo enquanto fugia do Talibã a 10 mil metros de altura

Soman Noori, de 26 anos, começou a sentir contrações durante o voo e o parto foi feito com ajuda de membros da tripulação da companhia aérea Turkish Airlines

Resumo da Notícia

  • Uma mãe afegã deu à luz um bebê durante o voo enquanto fugia do Talibã
  • O parto foi feito a 10 mil metros de altura
  • A bebê recebeu o nome de Havva e passa bem, assim como a mãe

Uma mulher afegã deu à luz na manhã deste sábado, 28 de agosto, a bordo de um avião que partiu de Cabul com destino à Grã-Bretanha.

-Publicidade-

Quem ajudou no parto, a 10 mil metros de altura, foram os membros da tripulação do voo da companhia aérea Turkish Airlines.

(Foto: Divulgação Turkish Airlines)

Soman Noori, de 26 anos, começou a sentir contrações durante o voo que ia de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos a Birmingham, na Inglaterra. O parto aconteceu enquanto o avião sobrevoava o território do Kuwait. A bebê recebeu o nome de Havva e passa bem, assim como a mãe.

O avião, que transportava cidadãos afegãos que trabalharam com o governo britânico no Afeganistão, chegou a pousar no Kwait, por precaução, mas depois já seguiu para o destino original.

Havva não foi o primeiro bebê a nascer em um avião de retirada nos últimos dias. Uma mãe afegã deu à luz uma menina logo após pousar na Base Aérea de Ramstein, na Alemanha, no sábado, 21 de agosto. De acordo com o que a Força Aérea norte-americana publicou nas redes sociais, ela estava a bordo de um voo de evacuação militar dos EUA quando tudo aconteceu.

O Comando de Mobilidade Aérea dos Estados Unidos disse, em uma publicação no Twitter, que a mulher entrou em trabalho de parto a bordo de uma aeronave de transporte C-17 durante a segunda etapa da viagem, fugindo do Afeganistão após a tomada do Talibã. O voo partiu de uma base de teste no Oriente Médio para a base aérea dos Estados Unidos na Alemanha.

A Força Aérea dos Estados Unidos informou que a mulher começou a ter complicações devido à menor pressão do ar no avião, enquanto a aeronave estava voando, acima de 28 mil pés (8.534 metros). Vendo a situação da mulher, o comandante decidiu diminui um pouco a altitude, na tentativa de aumentar a pressão e ajudá-la. “O comandante da aeronave decidiu descer de altitude para aumentar a pressão do ar na aeronave, o que ajudou a estabilizar e salvar a vida da gestante”, relatou o Comando de Mobilidade Aérea dos Estados Unidos. A manobra deu certo e ajudou a estabilizar o estado de saúde da mãe.

Assim que a aeronave pousou  na base de Ramstein, os profissionais do 86º Grupo Médico da Força Aérea já se mobilizou para ajudar no parto do bebê. O nascimento aconteceu no compartimento de carga do C-17, segundo o relato no Twitter. A mãe escolheu o nome da filha em homenagem à aeronave em que deu à luz. A menina se chamará Reach, assim como a indicação do jato- Reach 828.

App Pais&Filhos

Com oaplicativo Pais&Filhos Interativo, você pode ler conteúdos exclusivos, feitos com muito carinho pela equipe da redação da Pais&Filhos com toda a credibilidade, comprometimento e bom humor de sempre, e ainda testar seus conhecimentos sobre os principais assuntos do universo da parentalidade.

Já que ninguém cria filho sozinho, a Pais&Filhos se enxerga como parte da sua rede de apoio e para isso, disponibilizamos no aplicativo informações de qualidade sobre todas as fases da vida da criança, seja você pai ou mãe, grávida, ou até mesmo se você ainda for tentante.

Além disso, a plataforma ainda oferece quiz de perguntas e respostas para você testar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos deste universo. Ao fazer o teste, você acumula pontos, e de quebra pode trocar por prêmios.

O Pais&Filhos interativo está disponível para iOS e Android, basta acessar a PlayStore ou a Apple Store direto do seu celular, baixar e fazer seu cadastro.