Viva a ciência! Homem volta a andar com a ajuda de um aparelho inovador

Um dispositivo eletrodo foi instalado na região das vértebras, possibilitando o movimento das pernas 

Resumo da Notícia

  • Homem voltou a andar com o resultado de um projeto inovador
  • Ele utilizou um dispositivo eletrodo, instalado na região das vértebras
  • Michel Roccati está feliz com a possibilidade de andar novamente

O italiano Michel Roccati, sofreu um acidente de moto em 2017, lesionando a medula espinhal, que o fez perder os movimentos das pernas. A boa notícia é que ele foi beneficiado com um estudo feito por cientistas, na qual inventaram um dispositivo eletrodo, instalado na região das vértebras.

-Publicidade-

Ele foi encaminhado pela Dra. Jocelyne Bloch do Hospital Universitário de Lausanne e Dr. Grégoire Courtine, do Instituto Federal Suíço de Tecnologia. Graças a esse aparelho, Michel está conseguindo dar os primeiros passos desde o acidente. “Estou livre”, disse ele. “Agora eu posso andar onde eu quiser”, comemorou. O estudo também possibilitou um resultado mais rápido de movimentos do corpo.

Homem volta a andar após acidente em 2017
Homem volta a andar após acidente em 2017 (Foto: Reprodução / The Telegraph)

“Pela primeira vez, temos não apenas efeito imediato – embora o treinamento ainda seja importante – mas também indivíduos sem sensação, sem movimento algum, foram capazes de recuperar a posição e andar independentemente do laboratório”, afirmou Grégoire.

Com a ajuda de um andador, o homem já consegue caminhar de pé. Os resultados da pesquisa foram publicados nesta na revista Nature Medicine, na última segunda-feira, 7 de fevereiro.

“Em um único dia, programas de estimulação específicos de atividade permitiram que esses três indivíduos ficassem de pé, andassem, andassem de bicicleta, nadassem e controlassem os movimentos do tronco”, afirmou o estudo publicado na revista.