Família

Você sabia que ter um irmão mais novo torna a gente uma pessoa melhor?

Quem descobriu isso foram alunos da Universidade de Calgary, no Canadá

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

baby-and-his-brother-on-bed-picture-id854142610 (1)

(Foto: iStock)

Dá para acreditar? Provavelmente você já presenciou muitas brigas entre seus filhos, mas uma pesquisa confirmou que o mais novo ajuda o mais velho a ser uma pessoa melhor. Brincadeiras à parte, a gente sabe que família é tudo! E mesmo que haja brigas entre os irmãos o amor e vínculo formados pelo sangue, ou não, prevalece.

Quem levantou essa bola foi a Universidade de Calgary, no Canadá. O time de pesquisadores chegou a essa conclusão depois de avaliar mais de 400 duplas de irmãos. Os pares eram formados por crianças de um ano e meio a quatro anos de idade, todas canadenses. Os irmãos foram filmados em casa junto com as mães. As famílias também responderam algumas perguntas sobre o comportamento dos filhos.

Eles ficaram de olho nas reações das crianças quando um adulto ficava bravo ou chateado. O que a gente normalmente pensa é que filho mais novo aprende com o mais velho, mas não é bem assim. A descoberta foi curiosa: tanto o mais velho quanto o mais novo contribuem para o desenvolvimento um do outro. Segundo a Revista Galileu, gênero e idade também foram critérios de avaliação e quanto maior a diferença de idade entre os pares, maior a influência de um sobre o outro.

E mais, o primeiro filho se desenvolve mais rápido por influência do caçula. Isso porque ele vai precisar criar responsabilidades e, segundo Monica Pessanha, psicanalista, mãe de Melissa, essa pode ser uma das principais habilidades que seu filho desenvolve por causa do irmão mais novo. Além disso, ele vai criar independência, porque em alguns momentos vai ter que se virar sozinho. “Aprender a compartilhar por causa da chegada do mais novo, com certeza faz de nós pessoas melhores”. Ou seja, só coisas positivas. Vamos agradecer pelos nossos irmãos.

Leia também:

Aquele momento em que o irmão mais velho conhece o novo irmão

Estudo afirma que irmãos mais velhos realmente têm vantagem

Vídeo: Garota não esconde animação ao saber que vai ter mais um irmão