Volkswagen suspende produção no Brasil para proteger funcionários e familiares durante pandemia

O fechamento deve durar doze dias corridos a partir do dia 24 de março

Resumo da Notícia

  • A Volkswagen do Brasil anunciou a suspensão de atividades relacionadas à produção de todas as suas unidades no País;
  • O fechamento deve durar doze dias corridos a partir do dia 24 de março, devido à Covid-19;
  • As produções se concentravam em São Paulo e Paraná.

Nesta sexta-feira, 19 de março, a Volkswagen do Brasil anunciou a suspensão de atividades relacionadas à produção de todas as suas unidades no País por doze dias corridos a partir do dia 24 de março, devido à Covid-19. As produções se concentravam em São Paulo e Paraná.

-Publicidade-

Em nota à imprensa, a empresa explicou que a iniciativa se deu após o aumento do número de casos da doença: “Com o agravamento do número de casos da pandemia e o aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI nos estados brasileiros”.

Volkswagen suspende produção no Brasil (Foto: Freepick)

A Volkswagen ainda informou que decidiu adotar essa medida a fim de preservar a saúde de seus empregados e familiares. Nas fábricas, só serão mantidas atividades essenciais. Os empregados da área administrativa atuarão em trabalho remoto.  E a empresa esclareceu: “A medida foi tomada em conjunto com os Sindicatos locais.”

-Publicidade-

A empresa, no entanto, não explicou como pretendem amparar os funcionários da linha de produção que ficaram afastados nesse período. A nota também não falou sobre demissões.

Volkswagen suspende produção no Brasil (Foto: Freepick)

Fechamento da Ford

Recentemente a Ford anunciou o encerramento de suas atividades produtivas no Brasil, com o fechamento imediato de duas fábricas (Bahia e São Paulo). Diferente da Volkswagen, a justificativa da Ford para o fechamento foi a grave crise enfrentada no mundo.

Contudo, milhares de pessoas ficaram desempregadas e muitas famílias desamparadas. Outras empresas nos últimos anos têm tomado medidas parecidas, como a Mercedes-Benz, que encerrou a fabricação de carros no país há poucos meses.