Publicado em 05/10/2020, às 13h07 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo
As aulas presenciais de alunos dos ensinos fundamental e médio podem voltar a partir desta segunda-feira, 5 de outubro, em Minas Gerais. As escolas estavam fechadas, apenas com aulas online há mais de seis meses, devido a pandemia de coronavírus. A autorização para o retorno, anunciada pelo governador Romeu Zema no final de setembro, é válida para cidades mineiras que estão na onda verde do programa Minas Consciente.
No caso das escolas estaduais, as aulas começarão de fato no dia 19 de outubro. Neste de 5, a Secretaria de Estado de Educação está chamando os alunos para fazerem diagnóstico, que vai avaliar o que aprenderam durante a pandemia. Como apontado pelo G1, o retorno será, primeiro, somente para alunos do terceiro ano do ensino médio. Quanto a obrigação, nenhum aluno será obrigado a frequentar as aulas presenciais. Para isso funcionar, as aulas remotas, feitas com transmissão diária pela Rede Minas, e a distribuição de apostilas do Plano de Ensino Tutorado a crianças sem acesso à internet continuam por tempo indeterminado.
Em Belo Horizonte, a capital do estado, as aulas não retomarão nesta segunda-feira, uma vez que o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, determinou a suspensão do alvará de todas as escolas na capital logo após o governador Romeu Zema anunciar a autorização para a volta às aulas no estado. Segundo a prefeitura, as instituições de ensino do estado que estão em Belo Horizonte também não poderão funcionar.
Como houve a suspensão do alvará, as escolas particulares da capital também não podem voltar e não há prazo para o retorno presencial. Enquanto isso, as atividades remotas podem continuar normalmente. As únicas instituições de ensino que podem ter aulas presenciais em Belo Horizonte são as de nível superior, para aulas laboratoriais e práticas dos cursos de saúde, e as de educação profissional de nível técnico. Nos dois casos, é necessária autorização prévia da Secretaria Municipal de Saúde.
Para evitar a proliferação do coronavírus nas escolas que voltarão a funcionar presencialmente, o Governo de Minas Gerais divulgou, na última terça-feira, 29 de setembro, uma série de regras que deverão ser cumpridas. Dentre as regras estão o distanciamento, a constante desinfecção das áreas comuns, o uso de máscaras e, caso possível, a aferição da temperatura.
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Família
Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Bebês
Mulher de 25 anos já é mãe de 22 filhos e não quer parar: ”Eu ainda quero mais 80 filhos”
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Criança
Dia do cabelo maluco: mãe viraliza ao fazer penteado inspirado em um desenho infantil