Volta às aulas: saiba quais estados já irão retornar ao modelo 100% presencial

O retorno presencial das aulas irá depender da decisão das autoridades locais

Resumo da Notícia

  • Saiba quando será o retorno das aulas do seu filho
  • Cada local aderiu um método diferente para o retorno dos alunos às salas de aula
  • Veja a lista abaixo

A volta às aulas está chegando! E algumas redes estaduais e municipais das capitais do Brasil, já irão retornar ao modelo 100% presencial. De acordo com o g1, a informação abrange os estados do Ceará, Espírito Santo, Pernambuco e São Paulo e as municipais de Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, São Luís, Palmas e Recife. Goiás já teve o retorno dos alunos às escolas.

-Publicidade-

No caso do Paraná e Teresina, ainda seguirão com o modelo híbrido, como no ano passado. No entanto, outros ainda estão avaliando para afirmar o que será determinado. A capital Teresina também seguirá com

Dá para mandar as crianças para a escola antes da vacina?
Dá para mandar as crianças para a escola antes da vacina? (Foto: Getty Images)

Acre

Rede estadual: a previsão para o retorno é no mês de abril. O ano letivo de 2021 encerra no dia 3 de fevereiro e os alunos terão o mês de março para as férias. O estado irá aderir o modelo 100% presencial, mas com previsão de alteração, caso haja aumento no número de casos da Covid-19.

Rede municipal de Rio Branco: as aulas irão começar no dia 7 de março, no entanto ainda não há um modelo de aulas definido para os alunos.

Alagoas

Rede estadual: as aulas irão retornar no dia 7 de fevereiro, e até o momento, a decisão é que o modelo será 100% presencial, seguindo os protocolos de distanciamento social e higiene.

Rede municipal de Maceió: o retorno das aulas também será no dia 7 de fevereiro e ainda não há um formato de aulas definido pela prefeitura.

Amapá

Rede estadual: as aulas irão retornar no dia 7 de fevereiro e não há definição sobre o formato das aulas. O governo do estado está avaliando as condições da pandemia da Covid-19.

Rede municipal de Macapá: as aulas irão retornar no dia 7 de março e 100% presenciais. No entanto, poderá haver alterações de acordo com as condições epidemiológicas.

Amazonas

Rede estadual: as aulas terão retorno no dia 14 de fevereiro com o modelo 100% presencial. Já na rede municipal de Manaus, as aulas irão voltar em 7 de fevereiro, mas de maneira totalmente remota.

Ceará

Rede estadual: a volta às aulas está previsto para o dia 31 de janeiro com o modelo 100% presencial. Já na rede municipal de Fortaleza, o retorno será no dia 1 de fevereiro, com o sistema de rodízio.

Espírito Santo

Rede estadual: o início das aulas está previsto para o dia 3 de janeiro com o formato 100% presencial, sem o esquema de revezamento.

Rede municipal de Vitória: o retorno das aulas será no dia 7 de fevereiro, com o mesmo esquema do estado, presenciais e sem revezamento entre os estudantes.

Goiás

Rede estadual: as aulas já tiveram início 100% presencial no dia 19 de janeiro. Incluindo, a rede municipal da capital do estado, Goiânia. 

Maranhão

Rede estadual: o início das aulas será no dia 14 de fevereiro, com a previsão de ser inteiramente presencial. No entanto, o estado irá avaliar as condições da pandemia da Covid-19. Já na rede municipal da capital, em São Luís, as aulas irão retornar no dia 1º de fevereiro, 100% presencial.

Mato Grosso 

Rede estadual e municipal de Cuiabá: o início das aulas está marcado para o dia 7 de fevereiro, com o formato 100% presencial, sem esquema de revezamento.

Minas Gerais

Rede estadual: as aulas terão início no dia 7 de fevereiro, com exceção das crianças de 5 a 11 anos, nas escolas de Belo Horizonte, que irão retornar no dia 14. Ambas as datas seguirão com o formato 100% presencial.

Rede municipal de Belo Horizonte: o início das aulas está marcado para o dia 3 de fevereiro, também com exceção das de 5 a 11 anos, que terão o retorno dia 14, seguido do modelo inteiramente presencial.]

Mato Grosso do Sul

Rede estadual: as aulas terão retorno no dia 3 de março, com todos os alunos no modelo 100% presencial, sem revezamento.

Rede municipal de Campo Grande: o retorno das aulas está previsto para o dia 14 de fevereiro, com o esquema inteiramente presencial.

Pará

Rede estadual: a volta às aulas está marcada para o dia 8 de março, 100 % presenciais, sem o esquema de revezamento entre os alunos.

Rede municipal de Belém: já nas escolas municipais da capital, o retorno aconteceu no dia 24 de janeiro, totalmente remotas.

Paraíba

Rede estadual: as aulas terão retorno no dia 7 de fevereiro, seguindo o formato híbrido. 50% das atividades serão feitas de maneira remota e 50% online. Os pais poderão optar a preferência de qual modelo o filho poderá seguir.

Rede municipal de João Pessoa: as aulas terão retorno no dia 9 de fevereiro. Haverão aulas presenciais e remotas. Os pais poderão optar por uma das duas opções.

Paraná

Rede estadual: as aulas terão início no dia 7 de fevereiro, com o modelo inteiramente presencial. Já a rede municipal de Curitiba terão o retorno no dia 14 de fevereiro, sem definição do formato de aulas.

Pernambuco

Rede estadual: a volta às aulas está prevista para o dia 3 de fevereiro, seguindo o formato inteiramente presencial, sem revezamento dos alunos.

Rede municipal de Recife: as aulas terão início dia 14 de fevereiro, também com o modelo 100% presencial, no entanto, poderão haver mudanças de acordo com a situação epidemiológica.

Piauí

Rede estadual: as aulas voltarão no dia 7 de fevereiro, com o formato 100% presencial. Já na rede municipal de Teresina, o retorno também será no dia 7, no entanto, de forma híbrida e com rodízio de alunos.

Rio de Janeiro

Rede estadual: as aulas irão voltar no dia 7 de fevereiro, de maneira inteiramente presencial. Já na rede municipal do Rio de Janeiro, o retorno também será no dia 7 e de forma presencial, no entanto, há exceções para alunos com comorbidade ou por questões de saúde. Essas poderão ter acesso à aula remota.

Rio Grande do Norte

Rede estadual: as aulas estão com previsão de retorno no dia 14 de fevereiro, com o formato 100% presencial, sem revezamento entre os alunos

Rede municipal de Natal: as aulas terão retorno no dia 24 de março, inteiramente presencial. No entanto, o ano letivo de 2021 ainda está em andamento.

Rio Grande do Sul

Rede estadual: o retorno da aulas está previsto para o dia 21 de janeiro, de maneira 100% presencial, sem revezamento entre os alunos.

Rede municipal de Porto Alegre: para os alunos do ensino infantil, o retorno será para o dia 9 de fevereiro. Já para o ensino fundamental, em 21 de fevereiro. Ambos inteiramente presencial, exceto alunos com sintomas relacionados ao vírus da Covid-19, que terão de estudar em casa, com a retirada semanal de materiais didáticos nas instituições.

Tocantins

Rede estadual: as aulas terão início no dia 14 de fevereiro, de forma 100% presencial. Já na rede municipal de Palmas, o retorno será no dia 31 de janeiro, no mesmo formato que a estadual.

Santa Catarina

Rede estadual: as aulas irão retornar no dia 7 de fevereiro e na rede municipal de Florianópolis em 9 de janeiro. Ambos no formato inteiramente presencial.

Rondônia

Rede estadual: não há informações da Secretaria de Educação. No entanto, a rede municipal de Porto Velho terá o retorno no dia 9 de fevereiro, no formato presencial, mas com exceções, caso o aluno apresente sintomas do vírus.

Sergipe

Rede estadual: as aulas terão início no dia 21 de fevereiro, de maneira 100% presencial. Já na rede municipal de Aracajú, as aulas irão retornar no dia 7, inteiramente presencial.

Roraima

Rede estadual e rede municipal de Boa Vista: as aulas retornarão em 7 de fevereiro. No entanto, as escolas estaduais terão aulas 100% presenciais confirmadas. Já as da capital do estado, não há definição.

São Paulo

Rede estadual: o retorno das aulas está previsto para o dia 2 de fevereiro, seguindo o formato 100% presencial, sem revezamento entre os alunos.

Rede municipal: o início das aulas está previsto para o dia 7 de fevereiro, também de maneira inteiramente presencial.

Distrito Federal

Rede do Governo do Distrito Federal: as aulas terão retorno no dia 14 de fevereiro, de maneira 100% presencial. A rede de ensino em Brasília é administrada pelo Distrito Federal.

Salvador

As escolas da rede municipal de Salvador, terão o início das aulas no dia 3 de fevereiro, seguindo o formato 100% presencial.

*Todas as informações acima foram apuradas pelo g1