Vulcão que pode causar tsunami no Brasil entra em estado de alerta: entenda

Cumbre Vieja é localizado na costa da África e está inativo há décadas

Resumo da Notícia

  • Cumbre Vieja entrou em estado de alerta para erupção
  • Caso isso aconteça, pode causar um tsunami no Brasil
  • Ele estava inativo há décadas

O vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, na costa da África, teve o nível de alerta acionado para erupção por autoridades da Espanha. Caso isso aconteça, ele pode causar um tsunami que atingiria todas as Américas, chegando até no Brasil, com foco nas regiões Norte e Nordeste do país. O portal “MetSul Meterologia”, confirmou a informação nesta semana. Cumbre Vieja está inativo há décadas e começou a mostrar sinais de atividade “moderada” nos últimos dias.

-Publicidade-
Localização do vulcão Cumbre Vieja
Localização do vulcão Cumbre Vieja (Foto: Reprodução / Google Maps)

“Ele não estava dando sinais de erupção, mas agora ele chegou a um segundo nível. São quatro níveis de alerta. Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima”, explicou o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira, em entrevista ao “UOL”.

O portal Metsul também afirmou que a região de La Palma vem enfrentando aumento nos movimentos vulcânicos desde 2017 e ganhou maior força desde 2020.  “Nos últimos dias, além de aumentar o volume de movimentos sísmicos, sua intensidade aumentou com abalos que tiveram magnitude superior a 3. A profundidade dos epicentros também diminuiu, em média, de 30 para 12 quilômetros. Só ontem foram mais de 100 tremores e um teve profundidade de apenas 4 quilômetros”, detalha o portal.