Vulcão Wolf entra em erupção em Galápagos

O vulcão está localizado na Ilha Isabela, famosa por abrigar iguanas-rosadas, mas todas estão fora do fluxo da lava

Resumo da Notícia

  • Vulcão Wolf entrou em erupção
  • Ele está localizado na Ilha Isabela, em Galápagos
  • Pessoas e animais estão fora do fluxo da lava

O vulcão Wolf, localizado na Ilha Isabela, maior arquipélago de Galápagos, entrou em erupção na última sexta-feira, 7 de janeiro. Essa é a segunda vez que o vulcão se ativa em 7 anos.

-Publicidade-

“#Galápagos. Vulcão Wolf inicia atividade eruptiva (…)” escreveu o Parque Nacional de Galápagos (PNG) nas redes sociais. De acordo Danny Rueda, diretor do parque, afirmou que “espécies emblemáticas, como tartarugas, iguanas terrestres e, principalmente, iguanas-rosadas, estão fora do fluxo de lava”.

Vulcão Wolf entra em erupção
Vulcão Wolf entra em erupção (Foto: Reprodução / Instagram / @parquegalapagos)

A lava se dirige para o sul da cratera do vulcão, expelindo uma nuvem de gás, atingindo aproximadamente 3800 metros acima do nível do mar. “Não há populações próximas ao vulcão ou na direção das nuvens de cinzas”, acrescentou o instituto em nota.

A Ilha possui cerca de 100km de povoamentos humanos e é famosa por abrigar iguanas-rosadas, uma única espécie em todo o mundo. O local pertence ao Equador, país da América do Sul.

O diretor do Parque Nacional de Galápagos (PNG), Danny Rueda, disse que “espécies emblemáticas, como tartarugas, iguanas terrestres e, principalmente, iguanas-rosadas, estão fora do fluxo de lava. O funcionário fez um sobrevoo e verificou que a lava se dirige para o sul da cratera do vulcão.