Xepa das vacinas: prefeitura de São Paulo define quem tem prioridade na fila

A ordem de prioridade para a xepa das vacinas contra a covid-19 foi definida na cidade. Lactantes sem comorbidades (até dois anos de amamentação) e acima de 18 anos estão no topo da lista

Resumo da Notícia

  • A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira, 17 de junho, que pessoas acima de 18 anos, sem comorbidades, podem incluir o nome da chamada “xepa da vacina”;
  • As inscrições começam a partir de sexta-feira, 18 de junho;
  • Também foi divulgada a lista com ordem de prioridade para a xepa das vacinas

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira, 17 de junho, que pessoas acima de 18 anos, sem comorbidades, podem incluir o nome da chamada “xepa da vacina” a partir de sexta-feira, 18 de junho. Ou seja, se houver sobras de doses das vacinas, elas devem ser aplicadas nessas pessoas.

-Publicidade-

Para incluir o nome na lista de espera da vacinação contra a covid, é preciso ir até as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), munidos de documento com foto, carteirinha do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de endereço.

(Foto: Freepik)

Com a escassez das vacinas, é proibido descartar qualquer dose, por isso os funcionários anotam o nome e telefone das pessoas numa lista. Caso sobre alguma dose, eles ligam para os inscritos e os convidam para tomar o imunizante.

Nesta sexta, 18 de junho, a Prefeitura de São Paulo informou a ordem de prioridade para a xepa das vacinas contra a covid-19 na cidade.

A ordem de prioridade indicada pela prefeitura é esta:

1- Lactantes sem comorbidades (até dois anos de amamentação), acima de 18 anos;

2 – Acadêmicos em Saúde em estágio, independente do período de formação;

3 – Estudantes de área técnica em saúde em estágio, independente do período de formação;

4 – Pessoas com mais de 18 anos de idade.

O Prime Day da Amazon está chegando!

Nos dias 21 e 22 de junho, você terá descontos incríveis em todas as categorias do site da Amazon. Confira as ofertas antecipadas AQUI! As promoções são exclusivas para membros Prime, então se você ainda não é assinante, aproveite para fazer sua inscrição CLICANDO AQUI. A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e, além de promoções especiais, você tem acesso a filmes, séries e desenhos animados e direito a frete grátis nas compras do site. Membros Prime também ganham uma promoção de teste por 4 meses grátis para o Prime Music Unlimited

Segundo o “Instrutivo para Priorização de Doses da Vacina de Covid-19 no Município de São Paulo”, a unidade de saúde “deverá manter listas de espera com os usuários, residentes da cidade de São Paulo, elegíveis em sua área de abrangência: moradores, estudantes e quem trabalha na região da unidade”.

(Foto: Freepick)

O que é a xepa da vacina?

O termo “xepa” é derivado de uma referência sobre as sobras das feiras. Cada frasco da vacina contém dez doses e depois de abertos, não devem ser guardados por causa da validade. As doses restantes podem ser aplicadas fora do grupo preferencial, justamente para não serem descartadas. Confira as 10 perguntas mais comuns sobre a vacina contra a covid-19.

Quem pode receber as doses da xepa?

Qualquer pessoa maior de 18 anos. Para isso, é necessário morar na região atendida pela unidade de saúde e apresentar documento de identidade e comprovante de endereço. Caso sobre alguma dose, eles ligam para os inscritos e os convidam para tomar o imunizante. Atualmente, em São Paulo, são aplicadas vacinas da Astrazeneca/Fiocruz, CoronaVac e Pfizer. Cada uma tem uma data de validade diferente, então não há como saber qual vacina sobrará para a repescagem.

Documentos para o cadastro na xepa da vacina

  • Comprovante de residência no território da unidade de saúde
  • Documento que comprove ser pertencente a um dos dois grupos
  • CPF
Reino Unido pretende vacinar crianças (Foto: Freepik)

Onde as xepas de vacina estão disponíveis?

Para ter acesso a xepa, é necessário deixar suas informações no posto de saúde mais próximo da sua residência. Se existirem doses restantes, a unidade entrará em contato de acordo com a ordem da lista. Vale lembrar ainda que nem sempre existem doses da vacina disponíveis.

Tomei a primeira dose da xepa. É garantido que tomarei a segunda?

Sim! No momento em que o paciente recebe a primeira dose da vacina, é oferecido um cartão de vacinação já datado para o dia da aplicação da segunda dose.