Xô, contaminação! Cuidados para limpar o colchão e travesseiros durante a quarentena

Assim como os cuidados com a higiene das mãos, é fundamental manter a limpeza da cama em dia para evitar as doenças respiratórias

Resumo da Notícia

  • Assim como é importante higienizar as mãos, é fundamental cuidar do lugar em que você está vivendo
  • O quarto é um dos ambientes que você passa a maior parte do dia e durante o sono tem contato direto com a cama e colchão por cerca de 8 horas
  • Fazer a limpeza frequente e correta desses itens é fundamental para garantir o seu bem-estar e de sua família
  • Saiba como fazer a higienização e conheça um superajudante: o aspirador de pó com filtro de água Vivenso
Assim como o cuidado com as mãos, é fundamental cuidar do lugar onde dorme (Foto: Getty Images)

A pandemia do coronavírus se instaurou e com isso vários países decretaram quarentena obrigatória, o que significa permanecer em casa, com exceção de situações emergenciais ou essenciais. Mas se a intenção é ficar protegido, não basta apenas esperar. Há algumas medidas que você pode e deve tomar dentro de casa, que será mais do que nunca seu lar pelos próximos dias, para evitar que o vírus se propague. Por isso, a mesma dedicação que você está tendo com as mãos, de manter sempre bem higienizada e passar álcool gel, também precisa ter com a sua cama. 

Cuidar da limpeza da casa sempre teve um papel de grande importância para a manutenção da saúde da família, mas mais do que nunca, é essencial para evitar a contaminação. Considerando que você ficar cerca de 8 horas (o mesmo que trabalha) em contato direto com o colchão e travesseiro, é preciso uma atenção redobrada para esses itens. “Esse é o cômodo em que passamos mais tempo do dia, em média oito horas, podendo até ser mais em período de home office. Então devemos manter limpo não somente o ambiente, mas também ter alguns cuidados com os travesseiros, colchões e jogo de cama”,  explica Renata Federighi, consultora da Duoflex.

Como o quarto é uma das áreas da casa que mais reúne pó e ácaros acumulados nos travesseiros, colchões e estofados, a limpeza precisa ser cuidadosa, porque podem se tornar fatores agravantes para quem tem problemas respiratórios. Por isso, a especialista indica que a roupa de cama seja trocada diariamente, principalmente a fronha e capa protetora do travesseiro, evitando tanto a contaminação do Covid-19 até reduzindo a chance de alergias, espirros e tosses

Também é indicado a exposição ao sol de roupas de cama e pijamas, mas não de travesseiros, uma vez que a ação pode acelerar a proliferação de microorganismos e oxidar a superfície do produto. “O ideal é ventilá-lo diariamente e à sombra”, explica. Assim como o travesseiro, o ambiente precisa ser sempre arejado, então vale deixar a janela e porta do quarto bem abertas para a circulação do ar. Além disso, lave os travesseiros com maior frequência, caso sejam de material lavável e, após essa limpeza, se certifique que secou por completo. Se o seu travesseiro tem mais de dois anos de uso, apresenta manchas ou odores, é um momento oportuno para trocar. 

Os lugares de contato comum, como maçanetas e puxadores de gaveta precisam ser higienizados constantemente, por serem uma fonte de contaminação. “Não compartilhar qualquer item também é essencial para evitar o avanço da doença. Não use a mesma toalha de rosto, cobertas, travesseiros, copos ou talheres. Além disso, não misture as roupas dos moradores, separe cada uma delas em um balde ou cesta específica”, comenta. Vale lembrar que uma boa noite de sono é essencial para fortalecer o sistema imunológico e ter tudo bem cuidado vai melhorar a qualidade desse descanso.

Limpeza de verdade

Com a família toda em casa de quarentena, é essencial ter um cuidado redobrado com a higiene dos ambientes. Ainda mais com a chegada do outono e o inverno. Nessa época, as doenças respiratórias chegam com mais força e é preciso manter a casa e o ar sempre livre de impurezas, bactérias, ácaros e fungos para proteger a sua família.

O Vivenso usa apenas água como filtro para manter a sua casa livre de impurezas e o ar mais limpo possível (Foto: Divulgação)

Para te ajudar nessa missão, o Magazine Stroebel, loja com 92 anos de tradição no mercado, oferece o aspirador de pó com filtro de água Vivenso, que vai muito além da técnica de apenas tirar a sujeira. Com tecnologia alemã, o Vivenso usa apenas água como filtro para manter a sua casa livre de impurezas e o ar mais limpo possível, retendo tudo o que é aspirado na água e não devolvendo o ar sujo para o ambiente. Para saber mais informações clique aqui!