Xô, germes! Saiba como manter a casa limpa para ficar bem longe de problemas respiratórios

O inverno está chegando e manter o ambiente e o ar livre de impurezas, bactérias, ácaros e fungos vai fazer toda a diferença na hora de proteger a família

Resumo da Notícia

  • Os problemas respiratórios ficam mais comuns durante o inverno
  • Por isso, os cuidados também devem ser redobrados com você e sua casa
  • Alguns hábitos garantem maior proteção contra bactérias, fungos e ácaros

Falar sobre manter a casa sempre limpa e impedir a disseminação de germes pode até parecer missão impossível digna de um agente 007, mas a gente tem uma boa notícia: alguns hábitos do dia a dia podem te ajudar a manter a casa livre de impurezas sem grandes esforços. Não acredita? É só rolar para baixo e continuar lendo essa matéria.

-Publicidade-
Cuidar da sua casa é fundamental para prevenir doenças respiratórias na família toda
Cuidar da sua casa é fundamental para prevenir doenças respiratórias na família toda (Foto: Getty Images)

Primeiro, vamos entender a importância de prezar pela limpeza da sua casa. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a higienização das mãos é uma medida primária muito importante no controle de infecções¹. A pele, como maior órgão do corpo humano, principalmente através das mãos entra em contato com uma enormidade de coisas ao longo do dia, por isso, ter esse cuidado, ainda mais durante o outono e inverno, faz toda a diferença na prevenção e combate das doenças respiratórias¹.

Higienize sempre as mãos

Se tem uma coisa que aprendemos durante a pandemia foi lavar as mãos com frequência e do jeito certo! Nada de ficar dois segundos esfregando as palmas das mãos e já era, para matar os germes é preciso esfregar todas as partes da mão e os punhos por pelo menos 20 segundos². Quer uma dica? Ensine seus filhos a esfregar as mãos cantando “parabéns para você” enquanto vocês esfregam com água e sabão as palmas, costas das mãos, entre os dedos, debaixo das unhas e os punhos ou álcool em gel.

Saiba como proteger a família das alergias de inverno
Principalmente durante o inverno, o cuidado com a saúde nasal precisa ficar redobrado (Foto: Getty Images)

Desinfete ambientes da casa sempre que puder

Você sabia que tem ambientes da sua casa que podem ter mais bactérias do que o vaso sanitário? A bancada da cozinha, a pia, a esponja podem abrigar milhares de germes de carnes e produtos agrícolas além dos que a gente carrega nas próprias mãos³. Alguns itens dentro de casa também podem ser portadores de vírus e bactérias como os celulares, controles remotos e os teclados dos computadores⁴. Estes são objetos que a gente não tem o hábito de desinfetar. Lenços desinfetantes ou sprays podem dar conta do recado! Ah, e opte por papéis descartáveis em vez de esponjas ou toalhas – a não ser que sejam colocados para lavar logo após o uso³.

Lave o nariz de todos da família com frequência

A limpeza das vias respiratórias deve ser diária e traz benefícios em todas as épocas do ano evitando doenças. Estima-se que 90% da carga viral fique localizada no nariz e vias aéreas superiores⁵, por isso a higienização é tão importante. Um método que é menos incômodo, principalmente para as crianças, é o spray. Pensando nisso, a Libbs Farmacêutica desenvolveu produtos que te ajudam nessa tarefa e tornam a limpeza nasal muito mais simples. Além dos tradicionais Salsep 360 e Jet Kids, a empresa também desenvolveu o Salsep Lenços Nasais Kids – lenços umedecidos com solução salina, perfeitos para uma limpeza externa prática e eficaz do nariz de bebês e crianças⁶. Além disso, a Família Respira ainda conta com Maxidrate, que também auxiliam nessa missão além de hidratar as vias aéreas7 e uma linha completa para a limpeza e hidratação e nasal para toda a família⁶-⁹.

A Libbs oferece uma série de produtos para colaborar com a saúde nasal da família
A Libbs oferece uma série de produtos para colaborar com a saúde nasal da família⁶-⁹ (Foto: Divulgação/ Libbs)

Não fuja da dieta saudável

É normal durante as férias das crianças dar aquelas escapadas de uma rotina alimentar mais saudável e está tudo bem! Mas não fuja muito do caminho saudável que contribui para o aumento da imunidade da família inteira. Lembre-se que um sistema imunológico forte luta pesado contra infecções de bactérias e vírus¹⁰. Nesse sentido, a melhor opção é apostar em uma alimentação variada e rica em alimentos in natura¹⁰.

Cuidar da saúde nasal é mais simples do que você imagina, ainda mais com os produtos da Libbs
Cuidar da saúde nasal é mais simples do que você imagina, ainda mais com os produtos da Libbs (Foto: Divulgação/ Libbs)
SALSEP® 360° (cloreto de sódio 0,9%), SALSEP® (cloreto de sódio 0,9%), SALSEP® JET KIDS (cloreto de sódio 0,9%), SALSEP® JET (cloreto de sódio 0,9%). Indicações: fluidificante e descongestionante nasal. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC Nº 199/2006. AFE Nº 1.0033-3. Serviço de Atendimento Libbs: 0800-0135044. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. SALSEP® É UM MEDICAMENTO, SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. MAXIDRATE® (cloreto de sódio 6 mg/g). Indicações: hidratação da mucosa nasal ressecada e irritada. Reg. MS 1.0033.0126. Serviço de Atendimento Libbs: 0800-0135044. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. MAXIDRATE® É UM MEDICAMENTO, SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

REFERÊNCIAS:

1. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Segurança do paciente: higienização das mãos. Acesso em 30 junho de 2022. Disponível em: https://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/paciente_hig_maos.pdf

2. Organização Mundial de Saúde. WHO guidelines on hand hygiene in health care: a summary [internet]. [Acesso em 20 de junho de 2022]. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/WHO-IER-PSP-2009.07

3. Kotay, S., Chai, W., Guilford, W., Barry, K., & Mathers, A. J. (2017). Spread from the Sink to the Patient: In Situ Study Using Green Fluorescent Protein (GFP)-Expressing Escherichia coli To Model Bacterial Dispersion from Hand-Washing Sink-Trap Reservoirs. Applied and environmental microbiology, 83(8), e03327-16.

4. Gerba CP, Wuollet AL, Raisanen P, Lopez GU. Bacterial contamination of computer touch screens. Am J Infect Control. 2016 Mar 1;44(3):358-60.

5. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica: Doenças Respiratórias Crônicas [internet]. [acesso em Junho de 2022]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doencas_respiratorias_cronicas.pdf

6. SALSEP LENÇO® KIDS. São Paulo: Libbs Farmacêutica Ltda. Folheto informativo.

7. MAXIDRATE®. São Paulo: Libbs Farmacêutica Ltda. Bula do medicamento.

8. SALSEP JET® KIDS. São Paulo: Libbs Farmacêutica Ltda. Bula do medicamento.

9. SALSEP® 360º. São Paulo: Libbs Farmacêutica Ltda. Bula do medicamento.

10. Silva, Sandra Maria Chemin S. da; Galisa, Mônica Santiago; Faria, Atila Granados Afonso de. A IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO PARA A IMUNIDADE. Centro Universitário São Camilo. Acesso em 30 de junho de 2022. Disponível em: https://saocamilo-sp.br/assets/uploads/JUL%202020%20NUTRI.pdf Informações colhidas e material escrito em junho de 2022.