13 dicas para aumentar a fertilidade masculina

O esperma do pai não só afeta se você vai engravidar, mas também pode determinar se sua gravidez será saudável

Resumo da Notícia

  • O esperma do pai não só afeta se você vai engravidar, mas também pode determinar se sua gravidez será saudável
  • Para ter certeza de que seus filhos estão em ótima forma quando você está tentando engravidar, seu parceiro deve fazer algumas mudanças de saúde para aumentar a fertilidade

O esperma do pai não só afeta se você vai engravidar, mas também pode determinar se sua gravidez será saudável. Para ter certeza de que seus filhos estão em ótima forma quando você está tentando engravidar, seu parceiro deve fazer essas mudanças de saúde agora, que podem aumentar a fertilidade.

-Publicidade-

1) Descubra qual o peso ideal dele – com a ajuda de um médico, claro

Estar abaixo ou acima do peso pode ter efeitos negativos no esperma de um homem e pode matar a vida sexual de um casal, que esses problemas de peso podem afetar a libido e o desempenho de um homem. Seguir uma dieta saudável que contenha uma boa mistura de frutas, vegetais, proteínas magras, grãos e laticínios, e praticar atividades físicas na maioria dos dias da semana pode ajudá-lo a atingir ou manter um peso saudável.

2) Comer mais alimentos ricos em ácido fólico

O ácido fólico não é importante apenas para as futuras mães. Homens que tinham níveis mais baixos de ácido fólico em sua dieta tinham uma taxa maior de cromossomos anormais em seus espermatozoides, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, Berkeley. Quando os espermatozoides com cromossomos anormais fertilizam um óvulo, isso pode resultar em aborto espontâneo ou defeitos congênitos.

Mais da metade dos abortos espontâneos no primeiro trimestre são causados ​​por anormalidade cromossômicas no embrião. Isso não significa que seu parceiro tenha que tomar comprimidos de ácido fólico: alimentos com alto teor de folato, como feijão, vegetais com folhas verdes, grãos inteiros, frutas cítricas e cereais, pães e massas enriquecidos com folato, irão ajudá-lo a obter os 400 miligramas de ácido fólico recomendados, e que ele precisa diariamente.

3) Dormir o suficiente

Em um estudo de 2019, pesquisadores da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, associaram a prática de dormir mais cedo com a melhora da qualidade do esperma. O segredo parece ser ir para a cama antes das 22h30. Os pesquisadores também encontraram uma ligação entre dormir o suficiente – entre 7h30 e oito horas por noite – com melhora da fertilidade.

4) Tomar complemento de fertilidade masculina

São necessárias duas pessoas para criar um embrião saudável; portanto, se as mulheres devem tomar vitaminas pré-natais, os homens também devem. Os homens devem começar a tomar esses suplementos seis meses antes da concepção para preparar o terreno para que seus espermatozoides sejam fortes, saudáveis, se movimentem bem e sejam menos volumosos, sugere Sherry Ross, médica obstetra e ginecologista, e autora de ‘She-ology: The Definitive Guide to Women’s Intimate Health’, em português, ‘O Guia Completo para a Saúde Íntima da Mulher’.

Ela diz que essas vitaminas devem incluir B12, vitamina C, vitamina E, zinco e selênio. “O zinco é útil para manter os níveis normais de testosterona. Foi demonstrado que o selênio reduz o risco de defeitos congênitos e melhora a contagem de espermatozoides. Não há nenhuma desvantagem em ser mais saudável enquanto tenta engravidar”.

5) Parar de fumar para aumentar a mobilidade do esperma

Fumar pode causar baixa contagem de espermatozoides e espermatozoides de movimento lento, então seu parceiro deve parar, de preferência pelo menos três meses antes de você tentar engravidar. “A produção de espermatozoides leva cerca de três meses, então qualquer mudança que o homem faça hoje não aparecerá no sêmen por pelo menos três meses”, diz Suzanne Kavic, médica, diretora da divisão de endocrinologia reprodutiva do Loyola University Health System. Ele também deve suspender o uso de maconha ou outras drogas ilícitas, pois o esperma pode ser danificado por essas drogas, e as mulheres têm maior probabilidade de abortar se seus parceiros usarem drogas.

O esperma do pai não só afeta se você vai engravidar, mas também pode determinar se sua gravidez será saudável
O esperma do pai não só afeta se você vai engravidar, mas também pode determinar se sua gravidez será saudável(Foto: Getty Images)

6) Limite o álcool para evitar anormalidades no esperma

Ele não precisa parar de beber completamente, mas é uma boa ideia que os homens limitem o consumo de álcool se quiserem ser pais. O álcool reduz a produção de espermatozoides e causa anormalidades nos espermatozoides. Dr. Kavic diz que um a dois drinques por dia está bom (desde que sejam porções de tamanho normal!). Outra razão pela qual ele deve abrir mão dos drinks um pouco: muitos homens não têm um desempenho sexual tão bom quando estão embriagados, diz Kavic.

7) Agende uma consulta de “pré-concepção”

Uma bateria de exames completa antes de tentar engravidar dará uma visão geral do estado de saúde e fertilidade do seu parceiro. Nesse tipo de consulta pré-concepção, ele pode esperar discussões sobre seu índice de massa corporal (IMC), quaisquer medicamentos que use, fatores de estilo de vida que podem afetar a fertilidade e a gravidez,  qualquer distúrbio genético ou histórico que possam representar um risco para o futuro bebê, e o que ele pode fazer para garantir que você tenha uma gravidez saudável. Ele também receberá todas as imunizações necessárias para ajudá-lo a evitar a transmissão de doenças como a varicela e a gripe sazonal para você durante a gravidez.

8) Reduza o consumo de cafeína para aumentar a contagem de espermatozoides

Um estudo com homens dinamarqueses descobriu que a contagem e a concentração de espermatozoides foram ligeiramente reduzidas em homens que consumiram muito refrigerante e / ou cafeína. O Dr. Mazzullo diz que os homens devem limitar o consumo de cafeína (que inclui café, chá, chocolate e bebidas energéticas) a 300 miligramas por dia (cerca de três porções de 180 gramas).

9) Reduza o estresse com exercícios

O estresse pode aumentar os espermatozoides anormais e reduzir sua concentração. Dormir e comer bem, exercitar-se regularmente para eliminar a energia e a tensão reprimidas, arranjar tempo para sair com os amigos (ou sentar-se na frente da TV e não fazer nada!). E outras atividades que ele considere agradáveis ​​ou relaxantes podem ajudar manter seu estresse sob controle.

10) Certifique-se que os remédios que ele toma são adequados para a fertilidade

Antes de você começar a tentar engravidar, ele deve fazer uma lista de todos os medicamentos que toma – incluindo prescrições, medicamentos de venda livre, vitaminas e suplementos de ervas – e verificá-los com seu médico. Alguns medicamentos podem afetar a qualidade ou a quantidade do esperma de um homem. Se ele estiver usando um medicamento que possa interferir nos objetivos de sua concepção de bebês, o médico poderá recomendar uma alternativa mais favorável à fertilidade.

11) Mantenham os testículos dele numa boa – mesmo

Há uma razão pela qual os testículos de um homem ficam pendurados fora de seu corpo. “A produção de espermatozoides deve ocorrer a uma determinada temperatura e até mesmo a temperatura corporal é muito alta, então os testículos ficam do lado de fora para se refrescar”, explica o Dr. Kavic.

Se o seu parceiro faz algo que superaquece os testículos, isso pode interferir na produção de esperma. Portanto, ele deve limitar o tempo que passa em banheiras de hidromassagem, saunas e banhos muito quentes. O Dr. Mazzullo recomenda que os homens optem por essas escolhas por 15 minutos, no máximo duas vezes por semana.

Ele pode querer mudar seus hábitos em relação ao notebook também. O Dr. Kavic diz que existe a possibilidade de que usar um computador no colo com muita frequência possa causar aquecimento genital que pode afetar o esperma. A dica é seguir o tempo mínimo recomendado para as temperaturas quentes, e investir em uma almofada de resfriamento de laptop, além de usar o notebook em uma mesa com mais frequência.

12) Evite toxinas que podem causar infertilidade

Se o seu parceiro trabalha com muitos produtos químicos e toxinas, ele precisa se certificar de que eles não interferem em seu membro. Produtos químicos tóxicos, como metais pesados, chumbo e solventes químicos, podem aumentar a porcentagem de espermatozoides danificados; portanto, os homens que pretendem engravidar suas parceiras em um futuro próximo devem tentar evitá-los. Se seu trabalho o coloca perto de produtos químicos, ele pode limitar seu contato usando uma máscara facial e roupas de proteção e sempre usando ventilação adequada.

Para ter certeza de que seus filhos estão em ótima forma quando você está tentando engravidar, seu parceiro deve fazer algumas mudanças de saúde para aumentar a fertilidade
Para ter certeza de que seus filhos estão em ótima forma quando você está tentando engravidar, seu parceiro deve fazer algumas mudanças de saúde para aumentar a fertilidade(Foto: iStock)

13) Comer mais nozes

Em outubro de 2013, o Biology of Reproduction Papers-in-Press publicou uma pesquisa destacando a ligação entre nozes e fertilidade. Em particular, comer 75 gramas de nozes por dia melhorou a “vitalidade, motilidade e morfologia dos espermatozoides” – talvez por causa dos antioxidantes, micronutrientes e ácido alfa-linolênico (ALA) encontrados nas nozes. A pesquisa foi realizada em homens saudáveis ​​entre 21 e 35 anos de idade.