14 coisas que você precisa saber se está tentando engravidar

Quer aumentar suas chances de conceber um bebê? Respondemos algumas perguntas comuns sobre o assunto para te ajudar a engravidar o quanto antes

Resumo da Notícia

  • Ser tentante não é fácil - é um mix de sentimentos, expectativas e algumas frustrações
  • Algumas dúvidas podem surgir no caminho - e você pode ser pega por boatos e crenças também
  • Para te ajudar nessa, esclarecemos alguns dos principais pontos para conseguir engravidar

Ser uma tentante não é simples. Tem a ansiedade, os planos e as expectativas. E como nem toda mulher é igual, algumas engravidam logo na primeira tentativa, enquanto outras passam meses vendo o ‘negativo’ no teste de gravidez. Para te ajudar e aumentar as suas chances de engravidar, respondemos algumas perguntas comuns sobre essa etapa na vida dos casais tentantes.

-Publicidade-

Qual o melhor período para engravidar?

A melhor época para conceber é durante o que chamamos de ‘período ou janela fértil’ da mulher. A ovulação ocorre quando os ovários liberam um óvulo, que desce pela trompa de Falópio e sobrevive por 12 a 24 horas. Você pode engravidar se o óvulo for fertilizado com o espermatozoide. As chances são maiores dentro das 24 horas após a ovulação e um dia antes. Mas, como os espermatozoides podem viver de três a cinco dias no trato reprodutivo, também é possível engravidar fazendo sexo nos cinco dias anteriores à ovulação. Em outras palavras, o espermatozoide de cinco dias ainda pode fertilizar um óvulo recém-liberado.

Como você pode monitorar a sua ovulação?

Muitas mulheres seguem a regra de que a ovulação acontece 14 dias após o primeiro dia da sua menstruação – mas a realidade é que a duração do ciclo varia, e a ovulação nem sempre ocorre no mesmo horário a cada mês, segundo Machelle Seibel, médica e professora de obstetrícia e ginecologia na Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos.

Algumas mulheres podem até sentir os sintomas da ovulação. “Se você está em sintonia com seu corpo, pode notar um aumento do corrimento vaginal num tom claro, como a clara de ovo, alguns dias antes da ovulação”, diz Yvonne Bohn, médica obstetra e ginecologista e co-autora de ‘The Mommy Docs Ultimate Guide to Pregnancy and Birth’, em português ‘O Guia Definitivo para a Mãe, da Gravidez ao Nascimento’. Mas muitas mulheres não percebem isso, e algumas confundem o corrimento normal com o sinal de ovulação.

Muitas mulheres seguem a regra de que a ovulação acontece 14 dias após o primeiro dia da sua menstruação - mas a realidade é que a duração do ciclo varia
Muitas mulheres seguem a regra de que a ovulação acontece 14 dias após o primeiro dia da sua menstruação – mas a realidade é que a duração do ciclo varia (Foto: Shutterstock)

Em vez de adivinhar, o Dr. Seibel diz que o uso de um teste de ovulação pode dar uma resposta mais precisa. Medir a sua temperatura corporal basal  ou monitorar o ciclo menstrual também pode ajudar a identificar a ovulação e os melhores dias para engravidar.

Quantas vezes você precisa fazer sexo para engravidar?

Você pode pensar que diminuir a frequência do sexo para “economizar” o esperma do seu parceiro – ou apenas fazer sexo durante a ovulação – pode facilitar seu objetivo de engravidar. Mas ‘economizar’ demais pode pode acabar prejudicando a concepção. Na verdade, embora adiar o sexo possa aumentar a contagem de espermas, também pode diminuir a capacidade dos espermatozoides de se moverem – pode afetar a mobilidade deles. Além do mais, “é fácil perder o período fértil se o sexo se limitar a acontecer apenas quando a mulher acha que está ovulando, porque muitas podem achar que estão ovulando quando na verdade não estão”, diz Samuel Wood, médico e diretor médico da clínica de reprodução The Reproductive Sciences Center, na Califórnia.

Fazer sexo todos os dias é ruim para quem está tentando engravidar?

Por outro lado, fazer sexo com muita frequência também pode causar possíveis problemas, segundo Dr. Wood. “Se for apenas para fins reprodutivos, fazer sexo várias vezes ao dia ou mesmo todos os dias pode causar ‘esgotamento’, e o casal pode começar a ver o sexo como pouco mais do que uma tarefa pré-ovulatória”, explica ele. E quando você está mais fértil, um ou ambos os parceiros podem não estar interessados ​​em fazer sexo, resultando em uma oportunidade perdida.

Que horas do dia é a melhor para fazer sexo e conceber?

Se você está se perguntando quando fazer sexo para engravidar, a parte da manhã pode ser sua melhor aposta. Ou, especificamente, depois que seu parceiro tiver uma boa noite de descanso, segundo Melissa M. Goist, médica e professora-assistente de obstetrícia e ginecologia do Centro Médico da Universidade Estadual de Ohio. Durante o sono do homem, o corpo dele regenera os espermas perdidos durante o dia. Embora o espermatozoide tenha em média uma vida útil bem curta, mesmo os mais fortes deles podem ‘morrer’ mais cedo se ficarem muito aquecidos em situações como, por exemplo, em banheiras de hidromassagem ou exercícios como andar de bicicleta, diz Goist.

Existe melhor posição para engravidar?

O senso comum diz que a penetração profunda libera os espermatozoides mais perto do colo do útero, mas não existem evidências científicas para apoiar a teoria. Independentemente de como você namorar, os espermatozoides estão presentes no colo do útero segundos após a ejaculação. Isso significa que sua posição favorita dá a melhor chance de engravidar, segundo Shari Brasner, médica obstetra e ginecologista do Hospital Mount Sinai da cidade de Nova York. “Não há nenhuma razão para o sexo ser desconfortável ou estranho”.

Quanto tempo o esperma precisa ficar dentro de você para engravidar?

“Quando um homem ejacula, o esperma vai diretamente para o colo do útero e para as trompas de falópio”, diz Serena Chen, médica e diretora da divisão de endócrino-reprodutivo e infertilidade do Instituto Saint Barnabas de Medicina Reprodutiva e Ciência, na Pensilvânia. “Isso acontece em questão de segundos, independentemente da posição durante a relação sexual”.

Algumas mulheres podem ter ouvido por aí que deitar de barriga pra cima com os quadris elevados por 20 minutos após o sexo ajudará a garantir que cada espermatozoide tenha uma chance de lutar pelo prêmio, mas a crença também não tem base científica. Com certeza, arrume uma desculpa para relaxar após o sexo, mas se você tiver pouco tempo, não precisa “esperar” que o esperma entre.

Quanto tempo demora para ficar grávida depois do sexo?

A concepção é o resultado da fertilização do óvulo pelo espermatozoide no trato reprodutivo, o que pode acontecer até seis dias após a relação sexual. A partir disso, o óvulo fertilizado vai viajar para o útero e se implantar no revestimento uterino para iniciar a gravidez. Então, quanto tempo depois do sexo ocorre a implantação? Normalmente cerca de 6 a 12 dias. Algumas mulheres podem notar sinais da implantação, como manchas leves de sangue ou cólicas, enquanto outras não sentem nada (ambas as situações são normais).

O sexo oral pode afetar as chances de engravidar?

Não queremos acabar com as preliminares, mas a saliva pode afetar suas chances de concepção. Teoricamente, ela pode interferir no muco cervical, alterar o pH do trato vaginal (tornando-o impossível para os espermatozoides sobreviverem) e até mesmo matar os espermas mais fortes. Se a estimulação do clitóris ajuda você a entrar no clima, em vez do sexo oral, peça ao seu parceiro para usar um lubrificante seguro para a fertilidade (leia o rótulo para ter certeza de que ele também não afeta os espermas) e colocar os dedos para trabalhar. Estar cara a cara – e boca a boca – durante o ato pode ser ainda mais íntimo.

Os orgasmos ajudam a engravidar?

Alguns especialistas acreditam que as contrações uterinas durante o orgasmo ajudam a impulsionar os espermatozoides para o colo do útero, mas uma coisa é certa – os formigamentos (e o fluxo de ocitocina) durante o orgasmo definitivamente te deixam mais relaxada. E isso significa que você já eliminou o maior bloqueador da fabricação de bebês: o estresse. “Quanto melhor o sexo, melhores as chances de concepção”, diz a fisiologista reprodutiva Joanna Ellington, Ph.D., no documentário britânico ‘The Great Sperm Race’, em português, ‘A Grande Corrida do Esperma’. Homens que são totalmente estimulados ejacularão até 50% mais, de acordo com a pesquisa revelada no filme. “Então, se você tem o que eu chamo de ‘sexo gourmet’, onde você realmente passa um tempo e o torna prazeroso para ambos os parceiros, isso deixará o homem mais estimulado e ele vai ejacular mais e espermatozoides mais saudáveis”, Dr. Ellington diz. Claro, sexo sem orgasmo feminino também pode resultar em um bebê, mas por que não ir atrás do ouro?

Como lidar com problemas de infertilidade?

Depois de dois ou três meses de tentativas, é comum ficar frustrada. Mas isso também não significa que uma consulta imediata com um especialista em fertilidade seja necessária. “Mesmo em condições ideais, casais perfeitamente férteis podem levar vários meses para engravidar”, assegura o Dr. Wood. Se você tem menos de 35 anos, tem ciclos menstruais regulares e nenhum problema de saúde antecedente que possa afetar a fertilidade, o Dr. Wood aconselha esperar um ano.

Quando você deveria visitar um especialista em fertilidade?

A maioria dos casais heterossexuais deve esperar um ano antes de consultar um médico especialista em fertilidade – mas, em alguns casos, é melhor marcar uma consulta o mais cedo possível. “Se você tem 35 anos ou mais, deve consultar um especialista em fertilidade após seis meses de tentativas sem sucesso”, diz Dra. Chen. E se você for mais jovem e tiver menstruações irregulares ou histórico de doenças sexualmente transmissíveis (DST), gravidez ectópica, doença inflamatória pélvica (DIP) ou outros problemas de saúde que podem afetar a fertilidade ou as suas chances de gravidez, a Dra. Chen diz que pode ser uma boa ideia procurar um especialista imediatamente.

A maioria dos casais heterossexuais deve esperar um ano antes de consultar um médico especialista em fertilidade, mas é importante ter em mente que ambos podem ser responsáveis pela infertilidade do casal
A maioria dos casais heterossexuais deve esperar um ano antes de consultar um médico especialista em fertilidade, mas é importante ter em mente que ambos podem ser responsáveis pela infertilidade do casal (Foto: Getty Images)

Também é importante saber: quando um casal tem dificuldade para engravidar, não devemos assumir que vem da mulher tão rapidamente. “Desde o primeiro dia, os casais precisam pensar que pode ser a mulher, o homem, ambos, ou simplesmente infertilidade inexplicada”, diz Dra. Chen. “Cerca de metade dos problemas de infertilidade tem a ver com a mulher, 40% com o homem e os outros 10% são ambos ou nenhum”. O melhor, acrescenta ela, é que ambos os parceiros sejam avaliados para ter certeza do que pode estar acontecendo.

O lubrificante pode afetar a concepção?

Pense duas vezes na próxima vez que pegar o lubrificante se você quer engravidar. O muco cervical é responsável por mover os espermatozoides com bastante facilidade, por conta própria. Além disso, a maioria dos lubrificantes pode interferir no muco cervical, alterar o pH do trato vaginal e afetar negativamente as chances de sobrevivência do esperma, tornando mais difícil para ele chegar ao óvulo. Se você realmente precisa de alguma lubrificação extra durante o sexo (um problema comum quando você está mais focado em fazer bebês do que em fazer amor), aderir a um lubrificante “amigo do esperma” é sua melhor aposta para aumentar as chances de gravidez, aconselha Dr. Brasner. Para isso, é importante se informar com seu médico e ler os rótulos dos produtos antes de usá-los.

De que outras maneiras você pode aumentar suas chances de engravidar?

Frequentemente, quando os casais estão tentando engravidar, eles se concentram tão intensamente em sua saúde reprodutiva que esquecem, de certa maneira, da sua saúde geral. A vida gira em torno do muco cervical, da contagem de espermatozoides e da prática. Mas é importante prestar atenção à sua saúde em geral, porque questões como peso, tabagismo, estresse e medicamentos também podem afetar sua fertilidade, diz Dra. Chen. Antes de tentar engravidar, é uma boa ideia que você e seu parceiro façam um check-up médico para cuidar de qualquer problema que possa afetar a fertilidade ou a gravidez.

Outras opções para aumentar a família

Existem outras maneiras de ter um bebê, caso a gravidez não aconteça com facilidade com você e o seu parceiro. Você pode se informar sobre fertilização in vitro, doação de óvulos, doação de espermas, e a adoção.