Gravidez

3 passos para se proteger da gripe durante a gravidez

Além da vacina, existem outras atitudes que você pode tomar para se prevenir

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

A vacina contra o vírus Influenza, mais conhecido como gripe, é muito importante durante a gravidez. Principalmente, porque você fica com a imunidade mais baixa nesse período. “Às vezes a gente pensa que é só um resfriado, mas o quadro pode evoluir para pneumonia e levar a lesões sérias para você e seu bebê”, explica a obstetra Maria Elisa Noriler, mãe de Luiza e Beatriz.

A especialista comentou que a vacina trivalente é muito boa, mas já existe a tetravalente, feita com vírus que circularam no hemisfério norte recentemente. Porém, além da vacina você pode tomar algumas atitudes para se preservar.

1. Beba bastante água
Se manter hidratada, principalmente em dias mais frios, é superimportante. Quando a temperatura caí, ficamos menos propensas a beber água é nesse momento que um lembrete no celular para lembrar de se hidratar pode fazer a diferença. E não só água, você pode acrescentar um suco de laranja ou limonada que além de hidratar, eleva os níveis de vitamina C.

2. Evite aglomerações
Caso seja possível evite metrô ou ônibus lotado, lugares muito fechados também é bom evitar durante a gestação. “Se não for possível, carregue uma máscara descartável com você. Ao menor sinal de espirro, coloque sua máscara para se proteger”, aconselha Maria.

3. Lave as mãos SEMPRE
Além de lavar as mãos, ande com álcool gel na bolsa. Passe o tempo inteiro mesmo, é melhor pecar pelo excesso neste quesito.

Muitas grávidas têm dúvidas sobre a contraindicação da vacina. Se você é uma delas, é simples, somente pessoas com alergia severa ao ovo não podem tomar. “Mas severa mesmo, sabe aquelas que não podem nem chegar perto do ovo”, exemplifica a obstetra. Do contrário é mais que indicada!

 

Leia também:

Gripe e resfriado: aprenda a diferenciar

Você sabia que é possível tomar a vacina da gripe em casa?

8 respostas sobre a vacinação contra gripe