Gravidez

40% das mães têm problemas para segurar as fezes no pós-parto

Entenda porque isso acontece

Logo-Parents (1)
Nathália Martins

Nathália Martins ,Filha de Sueli e Josias

(Foto: Getty Images)

40% das mães têm sintomas de prolapso (Foto: Getty Images)

Existem reações do corpo no pós-parto que muitas mulheres provavelmente não te contaram. Isso fará com que você se sinta a “errada” na situação, mas na verdade não. Sentir algo caindo de você enquanto faz cocô é normal, então não precisa se preocupar.

Este sentimento é um sintoma prolapso do órgão pélvico, uma condição que pode surgir a qualquer momento, mesmo anos depois de você ter tido um bebê. A tensão do parto estica os músculos do assoalho pélvico e, se eles se tornarem muito relaxados, eles não podem mais sustentar adequadamente a bexiga, o útero ou reto.

Isso faz a vagina ou a parede vaginal inchar, o que causa a sensação de que tem algo caindo de você, especialmente quando você faz força ou ficar de pé por um longo tempo.

Acredite: essa condição não é rara. Um estudo na escola Johns Hopkins de Medicina descobriu que 40% das mães têm sintomas de prolapso em alguma data dentro de 10 anos após o parto.

Infelizmente, esse é uma reação do pós-parto que raramente melhora por conta própria, por isso não deixe de conversar com seu médico.

Seu assoalho pélvico só enfraquecerá ainda mais ao longo do tempo. A menos que você comece fortalecendo esses músculos com pompoarismo e fisioterapia direcionada. Para casos mais sérios, há uma variedade de cirurgia opções que podem corrigir a condição.

Leia também:

Mayra Cardi abusa em seu pós-parto e precisa retornar ao hospital

Depressão pós-parto pode estar ligada à falta de luz natural no fim da gravidez

6 reações que seu corpo pode ter no pós-parto