Gravidez

5 dúvidas que você provavelmente tem sobre os chutes do bebê durante a gravidez (e suas respostas)

Chutes durante gestação - reprodução / Getty Images
reprodução / Getty Images
Parents

Publicado em 31/08/2020, às 12h35 - Atualizado às 14h14 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo


Ao descobrir a gravidez, pode ser que você fique ansiosa – e aflita – sobre os famosos “chutes” do feto. Antes que você se desespere por não sentir seu bebê se mexendo ou que se preocupe com a quantidade de movimentos, veja as respostas dessas 5 perguntas:

Chutes durante gestação (Foto: reprodução / Getty Images)

Quando os chutes começam a aparecer?

As mulheres grávidas geralmente sentem os primeiros movimentos fetais por volta das 17 semanas de gravidez, diz Georgia Rose, coordenadora de parteiras do Village Maternity, na cidade de Nova York. Mas, como cada mulher é diferente, isso pode acontecer em qualquer momento entre a 13° e a 25° semana de gestação. Rose menciona que mulheres que já deram à luz pelo menos uma vez podem reconhecer os movimentos fetais mais cedo, pois já sabem o que esperar. Ela ressalta, ainda, que se sua placenta for anterior (situada na frente do útero), pode ser que você não detecte os chutes tão facilmente.

Qual é a sensação?

Os movimentos costumam ser parecidos com pontadas, tremores ou gases. Rose diz que muitas mães de primeira viagem confundem os movimentos fetais com gases. Conforme sua gravidez se desenvolve, os movimentos se tornam mais claros – e podem se parecer com chutes ou socos (sem dor) no terceiro trimestre.

Além disso, a movimentação pode ser mais óbvia em determinados momentos do dia. “Os bebês ficam mais quietos durante a manhã e à tarde, e mais ativos à noite. Os movimentos podem até acordar as mulheres ”, diz Rose. Ela acrescenta que os bebês podem responder a certos alimentos (como cafeína ou açúcar), sons (como a voz do pai) e ações (como acariciar a barriga).

Com que frequência o bebê se move?

“Depois que a movimentação começa, você pode não sentir os “chutes” fetais todos os dias”, diz Rose. “Há uma grande quantidade de líquido amniótico e um bebê que é pequeno e leve se movendo”. No entanto, quando você chega à 24°-26° semanas de gravidez, o bebê tem menos espaço – por estar maior – e você provavelmente sentirá movimentos diariamente.

Por que o bebê se move?

“O movimento fetal é essencial para o desenvolvimento do bebê”, diz Rose. “Eles precisam se esticar e se mover para se desenvolver adequadamente”. Esses movimentos ajudam seu filho a se preparar para a vida fora do útero. Se o seu filho não estiver se mexendo, isso pode indicar uma complicação. Como, por exemplo, o bebê pode não estar recebendo nutrientes suficientes da placenta ou você pode ter níveis baixos de líquido amniótico.

E se você não sentir o bebê se mexendo?

Nem todas as mulheres sentirão as movimentações por volta das 17 semanas de gravidez – e isso não indica necessariamente problemas de saúde. “O que a mãe sente nem sempre se correlaciona com o que está acontecendo no útero”, diz Rose. Mas de qualquer maneira, ela recomenda contar ao seu ginecologista ou obstetra se você não detectou movimentações em 18-20 semanas. Seu médico fará testes para garantir que tudo está bem.

Também existem diretrizes para contar o movimento fetal após 28 semanas. Em geral, você pode detectar 10 movimentos em 2 horas. A contagem de chutes é conhecida por prevenir a natimortalidade e ajuda a garantir o bem-estar do bebê à mãe. Se você notar uma diminuição na contagem de chutes do bebê, consulte um médico para descartar quaisquer problemas com a gravidez.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo - Reprodução/Instagram

Família

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais