Publicado em 20/01/2021, às 13h02 - Atualizado às 15h54 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo
Mulheres que estão à espera de gêmeos apresentam uma série de sintomas, assim como as mulheres com gestações únicas, mas com algumas diferenças. Dito isso, alguns sinais físicos podem dar pistas de quantos bebês estão no seu útero. Confira esses sintomas precoces da gravidez de gêmeos que podem sugerir mais de um bebê.
Quando você engravida, o corpo começa a produzir o hormônio gonadotrofina coriônica humana (o tal famoso hCG). Os níveis aumentam nas primeiras semanas de gravidez – na verdade, os testes de gravidez de farmácia funcionam justamente por detectarem ou não o hCG na urina. Níveis mais altos do que o normal de hCG podem indicar que você está grávida de gêmeos. Apesar da possibilidade, é preciso esperar até o ultrassom para ter 100% de certeza.
“As gestações gemelares geralmente aumentam os níveis de hCG, mas às vezes o mesmo ocorre com gestações únicas”, diz Amos Grunebaum, MD, diretor de obstetrícia e chefe de parto do New York-Presbyterian, professor da Weill Cornell Medical College, e médico consultor de saúde da Fairhaven Health. “Existe uma grande variedade de níveis normais de hCG, tanto para gêmeos quanto para gestações únicas, e é impossível ter certeza de que são gêmeos, mesmo quando os níveis iniciais de hCG são elevados”.
Muitos sintomas da gravidez são causados por alterações hormonais. Faz sentido que mulheres que esperam gêmeos – que tenham alterações hormonais ainda mais fortes – possam experimentar sintomas mais intensos. “Quando uma mulher está grávida de gêmeos, ela corre um risco maior de que muitas coisas aconteçam, mais do que aquela que está grávida de apenas um”, diz Christine Greves, MD, ob-ginecologista do Hospital Winnie Palmer para Mulheres e Bebês, em Orlando. Os sintomas comuns incluem fadiga, micção frequente, sensibilidade mamária e desejo por comida. Imagina tudo isso em dose dupla?
Devido aos níveis elevados de hormônio da gravidez hCG, mulheres à espera de múltiplos podem ter mais náusea e vômito do que aquelas que carregam apenas um bebê, diz o Dr. Greves. Uma versão extrema do sintoma da manhã chamada hiperemese gravídica também é mais provável. Essa condição causa náuseas e vômitos tão graves que uma mulher pode precisar de líquidos intravenosos e outras formas de assistência, diz o Dr. Greves.
Grunebaum diz que o rápido ganho de peso não é um indicador definitivo da gravidez de gêmeos, porque altura, peso anterior, dieta e tipo de corpo também entram em cena. No entanto, muitas mães de múltiplos dizem que as barrigas crescem mais rapidamente.
Certas mulheres têm mais chances de engravidar de gêmeos do que outras. Alguns fatores que aumentam suas chances incluem:
É divertido adivinhar se você está carregando um ou dois bebês. Mas não importa quantos sintomas de gravidez múltipla você esteja enfrentando, você precisa de um ultrassom para determinar exatamente quantos bebês você está esperando. “Você pode chutar ou palpitar o quanto quiser, mas até que você faça o exame de ultrassom, tudo é apenas especulação”, diz o Dr. Grunebaum. Felizmente, a maioria das mães não precisa esperar muito para ter certeza. “Hoje, os gêmeos geralmente podem ser diagnosticados entre seis e sete semanas da gravidez”, acrescenta ele.
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil