6 sinais de que você pode estar grávida de gêmeos

Algumas mudanças no seu corpo e humor podem dar dicas de quantos filhos você está esperando. Confira alguns indícios de que está carregando mais de um bebê

Resumo da Notícia

  • Algumas mudanças no seu corpo e humor podem dar dicas de quantos filhos você está esperando
  • Entre elas estão o tamanho da barriga, nível de hCG, náuseas, e outras coisas
  • Veja 6 sintomas que indicam que você pode estar grávida de gêmeos

Mulheres que estão à espera de gêmeos apresentam uma série de sintomas, assim como as mulheres com gestações únicas, mas com algumas diferenças. Dito isso, alguns sinais físicos podem dar pistas de quantos bebês estão no seu útero. Confira esses sintomas precoces da gravidez de gêmeos que podem sugerir mais de um bebê.

-Publicidade-
6 sinais de que você pode estar grávida de gêmeos (Foto: Getty Images)

Níveis elevados de hCG

Quando você engravida, o corpo começa a produzir o hormônio gonadotrofina coriônica humana (o tal famoso hCG). Os níveis aumentam nas primeiras semanas de gravidez – na verdade, os testes de gravidez de farmácia funcionam justamente por detectarem ou não o hCG na urina. Níveis mais altos do que o normal de hCG podem indicar que você está grávida de gêmeos. Apesar da possibilidade, é preciso esperar até o ultrassom para ter 100% de certeza.

“As gestações gemelares geralmente aumentam os níveis de hCG, mas às vezes o mesmo ocorre com gestações únicas”, diz Amos Grunebaum, MD, diretor de obstetrícia e chefe de parto do New York-Presbyterian, professor da Weill Cornell Medical College, e médico consultor de saúde da Fairhaven Health. “Existe uma grande variedade de níveis normais de hCG, tanto para gêmeos quanto para gestações únicas, e é impossível ter certeza de que são gêmeos, mesmo quando os níveis iniciais de hCG são elevados”.

-Publicidade-

Sintomas de gravidez exacerbados

Muitos sintomas da gravidez são causados ​​por alterações hormonais. Faz sentido que mulheres que esperam gêmeos – que tenham alterações hormonais ainda mais fortes – possam experimentar sintomas mais intensos. “Quando uma mulher está grávida de gêmeos, ela corre um risco maior de que muitas coisas aconteçam, mais do que aquela que está grávida de apenas um”, diz Christine Greves, MD, ob-ginecologista do Hospital Winnie Palmer para Mulheres e Bebês, em Orlando. Os sintomas comuns incluem fadiga, micção frequente, sensibilidade mamária e desejo por comida. Imagina tudo isso em dose dupla?

Náuseas da manhã frequentes

Devido aos níveis elevados de hormônio da gravidez hCG, mulheres à espera de múltiplos podem ter mais náusea e vômito do que aquelas que carregam apenas um bebê, diz o Dr. Greves. Uma versão extrema do sintoma da manhã chamada hiperemese gravídica também é mais provável. Essa condição causa náuseas e vômitos tão graves que uma mulher pode precisar de líquidos intravenosos e outras formas de assistência, diz o Dr. Greves.

Maior aumento na barriga

A barriga pode ficar maior (Foto: reprodução)

Grunebaum diz que o rápido ganho de peso não é um indicador definitivo da gravidez de gêmeos, porque altura, peso anterior, dieta e tipo de corpo também entram em cena. No entanto, muitas mães de múltiplos dizem que as barrigas crescem mais rapidamente.

Um ou mais ‘fatores de risco’

Certas mulheres têm mais chances de engravidar de gêmeos do que outras. Alguns fatores que aumentam suas chances incluem:

  • Histórico familiar de gêmeos fraternos
  • Tratamentos de fertilidade como fertilização in vitro (FIV)
  • Idade materna avançada (acima de 35 anos)
  • IMC acima de 30
  • Altura materna acima da média
  • Gestações anteriores
  • Intuição – assim como algumas mulheres têm um palpite de que estão grávidas, outras podem instintivamente adivinhar que estão esperando gêmeos. Você não pode negar o poder dos instintos maternos!

Ultrassom

É divertido adivinhar se você está carregando um ou dois bebês. Mas não importa quantos sintomas de gravidez múltipla você esteja enfrentando, você precisa de um ultrassom para determinar exatamente quantos bebês você está esperando. “Você pode chutar ou palpitar o quanto quiser, mas até que você faça o exame de ultrassom, tudo é apenas especulação”, diz o Dr. Grunebaum. Felizmente, a maioria das mães não precisa esperar muito para ter certeza. “Hoje, os gêmeos geralmente podem ser diagnosticados entre seis e sete semanas da gravidez”, acrescenta ele.