Gravidez

7 coisas para fazer antes do parto

Além de fazer a mala do bebê, confira outras decisões necessárias

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

antesdoparto

Foto: istock

Para a maior parte das mães, gravidez é sinônimo de ansiedade, sobretudo quando a hora do parto se aproxima. Nesse momento, ainda que a futura mamãe tenha se preparado, muitas dúvidas surgem de última hora e uma pergunta sempre aparece: “será que fiz tudo?”. Para tentar aliviar a pressão e deixar as coisas um pouco mais leves, preparamos uma lista com algumas dicas do que fazer nos últimos dias antes da chegada do bebê. Confira!

1 – Escolha o pediatra
Pode parecer cedo, mas a escolha do profissional que acompanhará o seu filho é algo que demanda tempo e, definitivamente, não poderá ser feita com a dedicação necessária depois que o bebê nascer.

Portanto, peça indicações de amigos e familiares, visite alguns profissionais e escolha aquele que mais atender aos anseios da família, não se esquecendo de verificar se ele atende o seu plano de saúde, ou se os custos são compatíveis com o orçamento familiar.

2 – Arrume as malas da maternidade
O ideal é que a mala da maternidade esteja arrumada a partir da 34ª semana de gestação, para evitar qualquer imprevisto. E isso vale para a mala do bebê, da mamãe e do papai, ou da pessoa que ficará como acompanhante no hospital.

As maternidades costumam disponibilizar listas com o que cada um deve levar. Porém, no caso do bebê, é importante adequar a mala com a época do ano que a criança irá nascer, além de separar em saquinhos identificados o que será usado em cada dia, visto que isso facilita para a equipe de enfermagem na hora de vestir os pequenos.

Já a mamãe não deve se esquecer de levar roupas confortáveis, que facilitem na hora de amamentar, bem como itens de higiene pessoal. Aos pais, além das próprias roupas e itens de higiene, cabe lembrar-se dos documentos, carregadores de celular e máquinas fotográficas para registrar todos os momentos.

3 – Deixe a cadeirinha do carro instalada
Assim como os carrinhos, a cadeirinha do carro nem sempre é um acessório fácil de lidar. Por isso, vale deixar o item previamente instalado para evitar desgastes desnecessários. Além disso, vale lembrar, que muitas maternidades não permitem que a criança deixe o hospital se o equipamento não estiver no carro.

4 – Cuide dos seus cabelos
Se você usa cabelos artificiais, ou megahair e vai se submeter a um parto do tipo cesárea, será preciso retirar o cabelo. Isso porque, segundo a enfermeira Renata Henrique, da maternidade Pro Matre Paulista, mãe da Isabella e do Leonardo, a corrente elétrica pode passar no parto por conta do bisturi elétrico. A exceção se dá nos casos de megahair feitos com cabelos naturais e cola de queratina.

5 – Guarde os objetos metálicos
Pelo mesmo motivo mencionado acima, deixe em casa joias e acessórios metálicos. Quem usa piercings, deve retirá-los. No caso do aparelho fixo, é preciso informar o uso para a equipe de enfermagem, para que haja a troca do tipo de bisturi.

6 – Quer fazer as unhas? Aposte em esmaltes claros
Se você quer estar com as unhas feitas e esmaltadas para receber o seu bebê, saiba que deverá optar somente por esmaltes de cores claras, visto que as cores escuras podem prejudicar a leitura do oxímetro, aparelho que mede a oxigenação no sangue.

7 – Faça a depilação
Quem opta por um parto normal, não precisa se preocupar com depilação. Já quem vai fazer um parto cesárea deve mantê-la em dia, especialmente na região suprapúbica, ou faixa superior. Contudo, é preciso deixar claro que isso não deve ser motivo de estresse, já que a maternidade toma todas as providências necessárias para a hora do parto.

Por Gladys Magalhães 

Leia também:

Friozinho com barrigão! Como aproveitar o mês de julho durante a gravidez

Você já pensou por que sente mais vontade de comer chocolate no frio?

Tensa com a amamentação? Nosso curso ajuda

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não