Gravidez

7 conselhos sobre os sentimentos que você vai ter no pós-parto

De uma coisa você pode ter certeza: vai dar tudo certo!

Isabella Zacharias

Isabella Zacharias ,Filha de Aldenisa e Carlos

Vai ficar tudo bem! (Foto: Getty Images)

Todo mundo tem conselhos a oferecer quando se trata de “o que esperar de uma gravidez“, mas poucas pessoas falam sobre a montanha-russa emocional que acontece depois do parto.

Aqui estão alguns sentimentos que você pode se deparar após dar à luz. E confie em nós: eles são normais e vai ficar tudo bem.

Tristeza
Seus olhos podem parecer uma torneira pingando. Isso significa que você está triste por ter se tornado mãe? Claro que não! É normal chorar por pequenas coisas, como não saber trocar uma fralda ou porque a Netflix parou de transmitir suas séries favoritas e você não teve tempo de terminar de assistir.
Susan Feingold, psicóloga clínica e professora na Escola de Psicologia Profissional de Illinois, diz que sentimentos de tristeza, choro e hipersensibilidade emocional não são incomuns. Mas esses sentimentos não podem ser confundidos com depressão pós-parto e transtornos de ansiedade, ela adverte.

Medo
Você verá que ser mãe traz um pacote de novos medos, mesmo que você seja a pessoa mais corajosa do mundo. Você não está sozinha nessa! Ter medo de que você não faça o que é certo para seu filho porque você é mãe de primeira viagem não é um sentimento novo. É novo para você. Você definitivamente não é a primeira mãe a lutar com medos e com certeza não será a última.

Alegria
Você sabe que seu bebê trará alegria para sua vida, mas você não sabe o quanto ela será grande até que ele nasça. Suas emoções positivas são exageradas após o parto, assim como suas emoções negativas, e essa felicidade esmagadora fará com que você se sinta incrível. É quase inacreditável que alguém tão pequeno possa lhe trazer tanta alegria.

Raiva
Talvez ninguém admita isso, mas é perfeitamente normal sentir raiva após o nascimento do bebê. Você pode sentir raiva de si mesma por não saber tudo sobre amamentação ou porque você não sabe como fazer seu bebê parar de chorar, é normal. A Dra. Susan explica que isso não é incomum, mas que raiva significativa e irritabilidade podem ser sintomas de transtornos de humor pós-parto, então fique de olho!

Os nervos
Você pode sentir que está no seu limite após o parto. Pode ficar mais assustada, mais tensa e mais ansiosa. Isso pode ser inquietante para alguém que nunca se sentiu assim na vida. Tenha certeza de que isso é normal.

Hipersensibilidade
Você pode se sentir mais afetada emocionalmente. Assistir ao jornal pode fazer você chorar, por exemplo. Suas emoções estarão por todo lugar. Mas atenção: isso não significa que você está com depressão pós-parto.

Dúvida
O sentimento de dúvida – como duvidar se você é capaz de criar seu filho – é normal. Nós tendemos a pensar que a maternidade é um instinto e que saberemos exatamente o que fazer quando os bebês nascerem, mas não é assim que acontece.

Embora esses sentimentos sejam normais, tente se lembrar de não ser muito dura consigo mesma. As semanas pós-parto são um processo de aprendizado para você e seu bebê. Não duvide de si mesma como mãe. Você consegue!

Leia também:

10 conselhos de ouro de psicólogos para a criação dos filhos

Mãe faz relato sobre ansiedade pós-parto: “Essa mudança de vida devastou minha mente”

Mãe bomba no Instagram dando conselhos sobre saúde mental