75% das grávidas não sabem quantos quilos podem engordar

É preciso controlar a alimentação, pois há ganho de peso em virtude da própria gestação

(Foto: iStock)
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Você sabe quantos quilos pode engordar durante a gravidez para manter você e seu bebê saudáveis? É uma informação superimportante que, muitas vezes, não é passada pelo médico. É o que ponta uma pesquisa publicada no Journal of Women’s Health, que avaliou a relação entre as grávidas e os especialistas. O resultado é surpreendente: somente 25% das mães são informadas como deveriam, portanto, 75% ficam sem nenhuma indicação!

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“É essencial que as informações dos profissionais sejam consistentes com as recomendações mais atualizadas e as melhores práticas. Os médicos podem ajudar, além da questão do peso, melhorando outros aspectos de um estilo de vida saudável que afetam a gravidez” disse Susan Kornstein, autora da pesquisa.

Para Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio Libanês e filho de Roseta e Rogério, o ganho de peso durante a gravidez vai depender do peso da mulher antes de engravidar. “Isso determina o quanto ela pode ganhar ou não, se está acima do peso, por exemplo, tem que perder antes de engravidar.” Ou seja, tem que ficar de olho do IMC.

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IMC menor que 18,5 (abaixo do peso): Pode ganhar de 13 a 18 kilos.

IMC 18,5 a 24 (normal): de 11,5 a 16 kilos.

IMC 25 a 30 (sobrepeso): Pode ganhar 7 a 11,5 kilos.

Tudo isso, durante os nove meses. Renato ainda explica que o gasto energético de uma gestante não é muito diferente de uma pessoa normal. Ou seja, isso de comer por dois e comer tudo o que deseja (para o filho não nascer com a cara da comida), não existe! São apenas 300 kcal a mais por dia.

Não pode exagerar

É preciso estar atenta e controlar a quantidade de comida, porque, de acordo Alessandro Scapinelli, ginecologista e pai de Angelina e Enrico, a mulher já vai ter um ganho de peso em virtude da própria gravidez. “Só de líquido, ela acumula 40% a mais que o normal.” Fora isso, tem o peso da placenta, do líquido amniótico, do bebê, da reserva de gordura… é muita coisa! Ele explica, também, que no primeiro trimestre o ganho é menor, 1,5k, mais ou menos. E tem que acompanhar com atividade física e uma readequação alimentar para não levar à complicações para mãe e bebê.

Renato Zilli indica uma dieta balanceada entre gordura, proteína e carboidrato. “50 a 55% da dieta tem que ser de carboidrato, de preferência na forma integral, 30% de gordura e 15% proteína”. A partir das vigésima semana, a gestante corre o risco de desenvolver diabete gestacional e pré-eclâmpsia, doença que eleva a pressão na gestação e pode trazer danos à mãe e ao bebê. O bebê também pode correr o risco de ter um desequilíbrio que pode levar a uma inflamação. Dependendo da alimentação da mãe, ele pode, depois de nascido,  desencadear problemas cardiovasculares, obesidade, câncer, muito mais fácil. Por isso, o que você come e deixa de comer durante a gravidez é muito importante.

 

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