99 fortalece contratação de mulheres grávidas e melhora condições de emprego
A empresa também promove ações para ampliar a licença maternidade e gerar uma grande rede de apoio para essas mulheres
Resumo da Notícia
- 99 anuncia parceria com femtech de saúde focada no bem-estar de mães, pais e cuidadores de crianças
- A ideia é tornar a companhia um lugar melhor para mulheres grávidas e famílias com crianças pequenas
- A empresa também faz parte do “Programa Empresa Cidadã”, que oferece um período ampliado de licença maternidade
- Além disso, eles criaram um grupo de rede de apoio para mães
Você com certeza já sabe (ou pelo menos ouviu falar) o quão difícil é para uma mulher encontrar um emprego enquanto está grávida ou no pós puerpério. Apesar da barreira, que ainda existe, muitas empresas têm se empenhado em ajudar essas mulheres a entrar no mercado de trabalho. Esse é o caso da 99.
Para isso, a companhia anuncia uma parceira com a Bloom, femtech de saúde focada no bem-estar de mães, pais e cuidadores de crianças. A ideia é fortalecer os valores de igualdade de gênero. “Temos como um de nossos pilares construir juntos, tendo a mente aberta, respeito, empatia e confiança uns nos outros. Isso não seria diferente com a nossa busca ativa por proporcionar bem-estar para mães, pais e cuidadores de crianças. Queremos acolher, valorizar e incentivar mulheres, para que a empresa siga crescendo nas mãos das melhores profissionais que podemos ter”, reforça Luciana Andreotti, Diretora de Recursos Humanos da 99.
Segundo a empresa, a maternidade não pode e não deve ser considerada um tabu. Por isso, a parceria com a Bloom é importante para auxiliar os processos seletivos e internos. “Contudo, contratar gestantes é o pico de um imenso iceberg. Estamos falando sobre o setor privado assumir seu papel como rede de apoio das famílias e promover o recebimento, retenção e promoção dessas mães no mercado de trabalho”, conclui Roberta Sotomaior, cofundadora e CEO da Bloom.
Uma grande rede de apoio
A parceria recente não é o primeiro trabalho da empresa pensado nas mulheres gestantes. A 99 também tem um grupo interno composto por mulheres para mulheres, chamado “99Mamães”. A ideia é transformar as trabalhadoras em uma grande rede de apoio. No grupo, as mulheres podem obter todo o auxílio corporativo de acolhimento e empatia, desde a gestação até o retorno ao trabalho e jornada do maternar.
Além disso, para as futuras mães, o tempo com o bebê depois do nascimento é maior, isso porque a empresa faz parte do “Programa Empresa Cidadã”, que oferece um período ampliado de licença maternidade.
Clarissa Brasil, Gerente Sênior de Marketing da 99, integrante do 99Mamães e com 29 semanas da segunda gestação, vê essas ações com bons olhos. “É inaceitável que uma mulher, mesmo com toda sua expertise, vontade de aprender e bagagem, seja simplesmente vista como inadequada para o mercado de trabalho por gestar, adotar e educar uma criança”.