Gravidez

Anvisa faz alerta sobre medicamento para enjoos na gravidez que pode causar lábio leporino

Saiba por que você deve ficar informada

Isabella Zacharias

Isabella Zacharias ,Filha de Aldenisa e Carlos

A Anvisa publicou um alerta sobre uso de medicamentos para náuseas que podem causar risco de má-formação no rosto (Foto: Getty Images)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou um alerta para falar sobre o uso de alguns medicamentos para gestantes que contém ondansetrona. Os remédios para náuseas que têm essa substância pode causar risco de uma má-formação no rosto, como lábio leporino.

De acordo com a Anvisa, o uso do remédio durante o primeiro trimestre da gestação está relacionado com o risco que a substância traz. A gestante só pode fazer uso da medicação, que está na categoria B da gestação, com autorização e prescrição médica. Porém, ainda de acordo com a Anvisa, o órgão está tentando transferir o remédio para a categoria D, que configura evidências de risco fetal.

Em setembro de 2019, a AEMPS (Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários) publicou uma nota proibindo o uso do remédio durante a gravidez, devido ao aumento de riscos. Porém, o estudo apresentado mostrou que o aumento foi muito pequeno, afetando 3 a cada 10 mil gestantes.

De acordo com nosso colunista, ginecologista e obstetra Dr. Igor Padovesi, pai de Beatriz e Guilherme, o risco continua sendo muito baixo. “É importante que as pessoas tenham consciência de que o aumento foi identificado de 3 em 10 mil casos, então na prática não muda nada. A recomendação é talvez não usar mais a ondansetrona como primeira opção, mas como segunda”, explica. “É a medicação que mais melhora e não temos muitas opções que sejam tão boas quanto ela”.

Segundo nosso colunista e pediatra Dr. Cláudio Len, pai de Fernando, Beatriz e Silvia, é um remédio muito usado hoje em dia para crianças, quando estão com vômitos, porém o medicamento ainda está sendo estudado pelos pesquisadores.

Leia também:

Fique de olho: Anvisa e Ministério da Saúde proíbem venda de termômetros com mercúrio

Bebê nasce com lábio leporino e mãe mostra a grande transformação após cirurgia

Dr. Claudio Len esclarece todas as dúvidas sobre rinite