Gravidez

Após vencer o câncer de mama duas vezes influenciadora engravida do primeiro filho

Linda precisou retirar pele e músculo das costas para reconstruir a mama - Reprodução/Extra Globo
Reprodução/Extra Globo

Publicado em 25/10/2021, às 09h20 por Bianca Apolinário, filha de Adriana e Rogério


Linda Rojas, 34, é paulista, mas mora no Rio de Janeiro e sempre compartilhou a história com os seguidores no Instagram. Ela foi diagnosticada com câncer de mama aos 24 anos, e precisou fazer vários tratamentos, e após uma melhora significativa ela foi diagnosticada novamente.

A mãe contou que recebe mais de 90 mensagens por dia de pessoas falando sobre o câncer de mamasem estereótipos, sem peso, e relatos da vida durante e após a doença. Ela sempre espalhou para as pessoas que a vida continua após o diagnóstico, e que sempre tem uma saída.

“Com 24 anos, em 2012, fui diagnosticada com câncer de mama pela primeira vez. Eu tinha acabado de voltar de uma viagem romântica, e fui ao médico investigar um carocinho duro que senti na mama direita. Quando a gente faz o autoexame, geralmente consegue apalpar o tumor com 2 centímetros. O meu já estava quase com 7, bem grande. Foi uma surpresa e um aprendizado. Sempre me gabava de nunca ir ao médico, nunca ficar doente. Quando fiquei, era grave.” , contou Linda.

Linda precisou retirar pele e músculo das costas para reconstruir a mama
Linda precisou retirar pele e músculo das costas para reconstruir a mama (Foto: Reprodução/Extra Globo)

Linda precisou passar por uma cirurgia de mama, e por isso uma ficou maior que a outra, porém para ela não seria um problema. A quimioterapia, no entanto, foi o pior tratamento para ela, pois teve muitos efeitos colaterais e ficou muito fraca. Depois de seis meses de quimioterapia, ela fez 28 sessões de radioterapia: “Enfrentei tudo com otimismo e esperança, de mãos dadas com Deus. Quando atravessei a faixa da reta final, foi um momento de muita alegria. Finalmente, o câncer tinha ficado para trás. Na minha cabeça, minha cota de sofrimento neste mundo tinha acabado, estava livre”, desabafou Linda.

“Casei em maio com o Caio (Caio Barreto, empresário carioca) e foi mágico, pela parceria que a gente construiu. Por coincidência, em julho, mesmo mês da descoberta do primeiro câncer e mês do meu aniversário, apalpei um novo nódulo no mesmo seio. Um novo exame comprovou que era uma recidiva, o câncer tinha voltado”, disse Linda.

Após o segundo diagnóstico Linda ficou desanimada, e resiliente, se questionando “Por que ela de novo?”: “Eu entrei numa imersão profunda de angústia, dor e tristeza. Sabia tudo o que estava por vir: quimioterapia de novo, meu cabelo caindo de novo, cirurgia de novo.”, contou Linda.

Em 2017 Linda resolveu retirar as duas mamas, onde só os mamilos permaneceram, hoje o peito dela é constituído de silicone e pele. A mãe contou que passou por diversos altos e baixos na autoestima, e por conta da queda de cabelo, retirada da mama, mas ela se sentia muito mal, porém o marido Caio foi de grande apoio para ela durante o processo.

Linda e o marido Caio
Linda e o marido Caio (Foto: Reprodução/Extra Globo)

Sobre a maternidade Linda sempre quis ser mãe, mas já tinha quase certeza que após todo o tratamento do câncer a infertilidade era certa, ela parou de tomar os medicamentos em 2020 para poder tentar engravidar, e um mês depois já menstruou e o corpo reagiu bem a desintoxicação. Em Março deste ano ela conseguiu engravidar: “É milagroso! Depois de duas químios afetando ovários, trompas e útero, tenho um bebê formadinho dentro de mim”, disse Linda.

“Não posso nem devo amamentar, e estou muito bem resolvida com isso. Há fórmulas e alternativas. Um mês depois de Martin nascer, já tenho que voltar a tomar os remédios, pra não dar chance de o câncer voltar. Serão mais dois anos de medicação, para, se Deus quiser, poder comemorar de verdade. Antigamente, as pessoas se escondiam quando tinham câncer e o ligavam sempre à ideia de morte. Eu falo de vida, e de uma nova vida. Não é o fim. Quero que o meu exemplo traga esperança a outras mulheres de que nosso corpo é forte e que é possível recomeçar”, finalizou a mãe.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Sabrina Sato compartilha momentos da viagem para Paris com Zoe, Nicolas Prattes e família do ator - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato se declara para Nicolas Prattes após Duda Nagle anunciar separação

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Lima Duarte faz primeira publicação depois de dar a notícia de falecimento da filha - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lima Duarte aparece pela primeira vez após morte da filha: "Ter fé"

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho