Atleta olímpica revela que jogou basquete grávida em segredo e explica motivo

Valériane Ayayi Vukosavljevic possui 27 anos e representou a França nas Olimpíadas de Tóquio. Ela desabafou sobre os desafios de estar gestante nesse período

Resumo da Notícia

  • Valériane Ayayi Vukosavljevic é francesa, possui 27 anos e representou o próprio país no basquete nas Olimpíadas de Tóquio
  • Ela revelou que estava grávida durante a participação nos jogos, e ninguém sabia
  • Valériane ainda contou como e porquê ela tomou essa decisão

Valériane Ayayi Vukosavljevic possui 27 anos, é francesa e representou o próprio país nas Olimpíadas de Tóquio. Por causa disso, ela recentemente revelou, após o encerramento dos jogos, que jogou basquete enquanto estava grávida – e que manteve essa realidade em segredo de todos. Ao portal France Info, Valériane contou como e porque tomou essa decisão.

-Publicidade-

“A gravidez não é uma doença”, começou a mãe. “Não o impede de praticar seu esporte”. Valériane contou que, durante a sua participação nos jogos, apenas sua treinadora e a enfermeira que acompanhava a seleção de basquete feminina sabiam da realidade.

A atleta contou que foi acompanhada pela enfermeira e pela treinadora durante os jogos (Foto: Getty Imgaes)

“Eu queria ficar quieta e fazer minhas duas competições sem me preocupar, sem ter que lidar com as reações de outras jogadoras, a mídia ou outros”, disse. “Tive medo de que as companheiras de equipe, ou mesmo as adversárias agissem de forma diferente comigo em campo, sob o pretexto de que eu estava grávida”. A mãe contou que recebeu muito apoio e ajuda das duas mulheres que sabiam da sua situação. “A treinadora disse que estava muito feliz por mim, que esta gravidez não coloria a minha seleção para o Euro e para as Olimpíadas, se tudo corresse bem do ponto de vista médico”.

Além da participação nas Olimpíadas de Tóquio, Valériane também esteve nos playoffs do campeonato francês e do Euro. Para estar no Japão, ela também recebeu a liberação da Federação e da sua ginecologista. O marido e pai do bebê também esteve ciente de todos os detalhes da saúde de Valériane na prática do esporte.

“A final de cada partida, ele me lembrava um momento em que eu havia caído ou fui bloqueada por uma garota que chegava com velocidade. Expliquei a ele que era muito melhor eu não pensar, porque é quando você pensa que as coisas acontecem”, disse. Mesmo assim, admite que percebeu mudanças no seu desempenho. “Muitas cãibras e fortes golpes de cansaço

O anúncio!

A novidade foi anunciada no Twitter de Valériane há uma semana, em uma foto na qual ela aparece com as medalhas olímpicas que já conquistou ao longo da carreira junto da barriga de gestante.

Ela publicou uma foto no Twitter (Foto: Reprodução/ Twitter)

“Campeã da França, vice-campeã da Europa e medalhista olímpica, mas minha melhor medalha tenho mantido aquecida o tempo todo”, desabafou. “Agora é a hora de eu descansar, curtir essa gravidez com meu marido e minha família”, declarou ainda.