Gravidez

Câimbra na gravidez

Imagem Câimbra na gravidez

Publicado em 07/10/2013, às 11h42 - Atualizado em 12/02/2021, às 16h52 por Redação Pais&Filhos


A câimbra é um problema na contração da fibra muscular e dói. Dói mesmo! Geralmente, ocorre pela prática de exercícios físicos excessivos ou devido à ausência de sais minerais no organismo. Na gravidez, é normal que isso ocorra: o seu corpo está mudando e se adaptando e, além disso, a alimentação passa a ser dividida entre a mãe e o bebê. “Quando você toma uma vitamina, ela vai para o seu organismo, e o bebê retira essa substância de lá. Por isso é tão importante que a refeição seja saudável”, ensina o ginecologista Augusto Bussab, filho de Neuza e Nemtallah.

Quando a dieta é rica em alimentos com cálcio, como leite e ovos, em potássio, como banana e suco de laranja, além de frutas em geral e verduras escuras – espinafre, couve, rúcula –, só é necessária a complementação com suplementos vitamínicos, próprios para gestantes, pois ajudam a aumentar o nível de magnésio no organismo. A castanha-do-pará também é rica em nutrientes: apenas duas por dia já fazem o trabalho necessário. Evite também o excesso de refrigerantes – prefira a água, que ajuda a hidratar – e alimentos industrializados, pois eles produzem ácido fosfórico e diminuem a concentração do cálcio, magnésio e potássio.

O ginecologista e obstetra da Unifesp Paulo Nowak, filho de Bruno e Rose, explica que o aumento de peso é um dos motivos de a câimbra ocorrer durante a gravidez. É que, principalmente a partir do segundo trimestre de gestação, os músculos ficam sobrecarregados. “Gestantes que realizam atividade física com frequência costumam sofrer menos com câimbras. Outra dica boa é não permanecer muito tempo de pé ou com as pernas cruzadas, e quando estiver sentada realizar movimentos com o tornozelo e os dedos do pé”, explica.

Essa manobra também pode ser usada para prevenir câimbras noturnas. Basta fazê-las várias vezes antes de ir dormir. É comum que as câimbras aconteçam com maior frequência nas pernas, como nas coxas e na panturrilha, já que é o lugar com maior sobrecarga do corpo. Também pode ocorrer na região da barriga e das costas. Já no final da gravidez, os ombros e braços também são atingidos. Portanto, é importante prestar atenção na postura e tentar corrigi-la.

Mesmo que você costume ter uma vida sedentária, existe remédio para as câimbras. Comece com caminhadas de 30 minutos, sem muito esforço físico. Cássio Trevizani, filho de Romildo e Celeste, que é ortopedista especialista em atividades físicas, diz que o principal método para aliviar as dores são os alongamentos. Além disso, natação e hidroginástica também contribuem para que os músculos tenham maior capacidade de suportar o peso do corpo. Ele ainda conta que as câimbras podem acontecer principalmente no período noturno, já que o corpo é submetido à fadiga devido aos exercícios ao longo do dia.

E na hora H?

Para aliviar a dor no momento da câimbra, você precisa contrair a musculatura no sentido contrário da dor. Compressas com bolsas de água morna ou um banho quente também são eficientes e ajudam a relaxar a musculatura devido ao calor. Massagens também são bem-vindas.

Mesmo depois de ter tomado as medidas necessárias para relaxar, a dor pode permanecer por algumas horas. A câimbra é normal em gestantes e não oferece riscos ao bebê, mas é importante ter atenção: se a dor for constante e ficar muito intensa, se surgirem sinais de inchaço e sensibilidade local, é importante procurar a ajuda do seu médico. “Pode se tratar de trombose venosa, que é algo mais sério e que precisa de tratamento rápido”, explica o ginecologista e obstetra Paulo Nowak. Mas calma! A ocorrência de trombose é pouco comum. As mulheres que exibem maior risco possuem histórico familiar, já tiveram o problema ou passaram por mais de dois partos e têm mais de 30 anos. Ter ficado por muito tempo acamada, ser obesa, anêmica e possuir varizes também são fatores que podem contribuir.

Consultoria

Augusto Bussab, filho de Nemtallah e Neuza, é ginecologista da Clínica Dr. Augusto Bussab – Centro de Fertilização, euquerosermae.com.br; Cassio Trevizani, filho de Romildo e Celeste, é ortopedista especialista em atividades físicas, do Hospital HC (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e Hospital Israelita Albert Einstein; Paulo Martin Nowak, filho de Bruno e Rose, é ginecologista e obstetra da Unifesp, tel.: (11) 3073-0180.


Palavras-chave
Saúde

Leia também

Sasha tem dois irmãos por parte de pai - reprodução / Instagram

Família

Sasha Meneghel abre o jogo e fala sobre relação com os irmãos: “Tive que dar uma regulada nisso”

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi viaja com Mavie para Barcelona e se hospeda na casa de ex de Neymar

Carolina Dieckmann e Marcos Frota - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Carolina Dieckmann posta foto rara e recente do filho com Marcos Frota: "Moço bonito"

Nome de bebê vira motivo da piada na internet - Nome de bebê vira motivo da piada na internet (FOTO: Getty Images)

Família

Nome de bebê vira motivo da piada na internet: “Parece um shampoo”

Davi mora na periferia de Salvador - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Esposa de Davi, do 'BBB 24', mostra casa humilde onde eles vivem na periferia de Salvador

Fãs notaram que o casal se distanciou desde a alta hospitalar do ator - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Kayky Brito enfrenta 13 horas de viagem para ver o filho e explica motivo inusitado: 'Não posso'

Claudia Raia posta fotos com família - Reprodução/ Instagram

Bebês

Claudia Raia mostra festa luxuosa do filho e aparência de Luca chama atenção: “Nasceu pra brilhar”

Lore Improta disse quando pretende ter o segundo bebê - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família vai aumentar! 👨‍👩‍👧‍👦

Lore Improta fala sobre a chegada do 2º filho com Léo Santana: 'Curtir nossa família'

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!