Gravidez

Calma! Estresse na gestação pode afetar o desenvolvimento cerebral do bebê

Estudo foi feito por pesquisadores da Universidade Wayne

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Uma pesquisa, apresentada na 25ª reunião da Sociedade de Neurociência Cognitiva, em Boston, Estados Unidos, comprovou que o estado emocional da mãe durante a gestação pode influenciar o desenvolvimento do bebê.

De acordo com Correio Moriah Thomason, uma das pesquisadoras da Universidade Wayne e autora principal do estudo, evitar o estresse na gravidez precisa ser levado a sério. Correio e sua equipe avaliaram recém-nascidos e crianças mais velhas para entender as influências que a fase da gestação tem no desenvolvimento da criança.

Participaram do experimento grávidas que moravam na cidade e passavam por certo estresse diário, principalmente aquelas que tinham relatos de altos níveis de depressão, ansiedade e preocupação. Embora o grupo de pesquisadores ainda não saibam como isso afeta o desenvolvimento a longo prazo, usando técnicas de imagem de ressonância magnética funcional (MRI) eles conseguiram examinar a conexão cerebral de 47 fetos, escaneados entre a 30ª e a 37ª semanas.

“Eles descobriram que os bebês das pacientes que eram mais afetadas por estresse, desenvolviam menos conexões funcionais do cérebro”, explica a obstetra Maria Elisa Noriler, mãe de Luiza e Beatriz. Mas até agora não conseguiram comprovar o que acontece com a criança no futuro, porém a gente já pode dizer que estresse tem efeitos negativos sobre o bebê.

Cuidado

Da mesma forma que você se abstêm de bebidas e comidas que possam fazer mal para o seu filho durante a gravidez, também coloque o pé no freio nas atividades diárias que possam causar estresse. “Fique de olho nas alterações no nível de humor, às vezes um acompanhamento terapêutico é bem vindo!”, aconselha Maria.

Leia também:

Meditação: ferramenta poderosa contra o estresse na gravidez

Gravidez: como evitar desconfortos durante a viagem de carro

10 maneiras de mandar o estresse para bem longe!