Chá de bebê: como organizar, decorar gastando pouco e quais brincadeiras fazer

Montar um chá de bebê não precisa ser algo difícil! Aqui te damos dicas de como organizar o seu evento de maneira simples e rápida, quais são as brincadeiras mais legais e como decorar e deixar lindo essa comemoração especial gastando pouco

Resumo da Notícia

  • Uma das coisas mais legais que uma grávida pode fazer durante a gestação é o tradicional chá de bebê
  • Para te ajudar a realizar esse evento e reunir pessoas queridas, te damos dicas de organização e decoração de chá de bebê
  • Aqui você encontra também quais brincadeiras fazer durante o chá de bebê e também o passo a passo para montar o seu

Depois de algumas suspeitas, muita apreensão e dúvidas, você fez o teste de gravidez. Deu positivo! Para muitas pessoas, a jornada da maternidade se inicia neste momento: quando há a confirmação de que vem de verdade mais uma pessoa para aumentar e fazer parte da família, mudando tudo o que já se sabia e trazendo novas perspectivas. Junto com a alegria que vem com um bebê, vem também um misto de perguntas: e agora, o que eu faço? Quais são os exames necessários? Qual nome escolher? O que preciso comprar para o enxoval?

-Publicidade-

É um turbilhão de novidades, sabemos disso. A quantidade de informações chegando até você pode assustar em um primeiro momento, mas a gente te garante que você vai saber lidar com tudo isso do melhor jeito possível: o seu. E isso quer dizer escolher tudo o que você vai querer, ou não, fazer. Se você pensou em fazer um chá de bebê, chegou à matéria certa! Aqui vamos te dar as dicas para tornar essa comemoração a mais legal de todas – gastando pouco, com convidados que moram longe e com uma decoração para lá de linda. Tudo pronto? Vamos!

O primeiro passo para organizar o seu chá de bebê é decidir o lugar e o dia que você realizará o evento
O primeiro passo para organizar o seu chá de bebê é decidir o lugar e o dia que você realizará o evento (Foto: Getty Images)

Dicas para deixar seu chá de bebê lindo sem gastar muito

Aqui, a organização é fundamental para fazer tudo dar certo. Nossa primeira dica é, logo de cara, já escolher um lugar para comemorar seu chá de bebê e qual a data em que ele vai acontecer. Assim, seus convidados já conseguem se preparar para estarem presentes neste momento tão especial para você e sua família. O ideal é que a data seja escolhida com antecedência de no mínimo dois meses. Assim, você consegue planejar com calma os detalhes que quer na festa, o que vai ser servido de comida, qual será o tema da decoração, quantas pessoas serão convidadas – e, de quebra, economizar. Já o lugar pode ser um quintal, espaço de festas do condomínio ou casa de algum amigo ou parente.

Data e lugar definidos? Próximo passo (e talvez um dos mais importantes): peça ajuda. Ninguém faz nada sozinho. Pode ser alguém da família, amigos mais próximos ou, caso você prefira, um organizador de eventos (mas a gente acha mais legal fazer tudo no esquema mão na massa). Depois, escolham um só lugar para comprar tudo o que você precisará para realizar o chá de bebê. Faça uma pesquisa de preços antes de decidir onde vai fazer as compras. Além de economizar tempo, você gasta menos dinheiro e pode receber descontos e opções de parcelamentos especiais.

Para o cardápio, vale pensar em algo que seja gostoso, mas simples. Não precisa definir algo ultra elaborado, ainda mais se isso não for algo que vá te dar prazer planejando, e sim dor de cabeça. Pense que o chá de bebê precisa ser um momento divertido para você e a ideia é aproveitar ao máximo possível. Então risque da sua lista ideias que sejam extravagantes demais e que vão te dar muito mais trabalho e tirar a sua tranquilidade. Menos é mais, sempre.

O cardápio do chá de bebê pode ser simples! Você não precisa fazer nada extravagante, pense que o evento é algo para você e não para os convidados
O cardápio do chá de bebê pode ser simples! Você não precisa fazer nada extravagante, pense que o evento é algo para você e não para os convidados (Foto: reprodução/Parents)

Decoração linda de chá de bebê gastando pouco

Sim, você leu certo! Não precisa deixar quilos de dinheiro para conseguir fazer um chá de bebê com uma decoração linda. Use muito as habilidades manuais daquele parente ou amigo que é craque em fazer recortes, tsurus e outros itens decorativos que são feitos com papel ou outro tipo de material que você pode encontrar em papelarias. Algo que sempre deixa tudo lindo são fotos na decoração. Você pode, inclusive, ir decorando a festa enquanto ela acontece. Vale usar uma polaroid para ter as fotos rapidamente impressas. No final do chá de bebê, você vai ter tudo o que rolou registrado e pronto para fazer um álbum de como foi a sua gravidez em todos os detalhes.

Outra coisa que você pode pensar para deixar a sua decoração de chá de bebê linda é o tema da festa. Assim, você consegue direcionar a sua organização e ser mais assertiva. Caso opte por uma cor determinada para ser o guia dessa comemoração, vale procurar itens de decoração na mesma paleta e até mesmo pedir para seus convidados irem vestindo roupas nesta cartela de tons. Assim, a estética fica bonita e tudo organizado (alô, mães virginianas de plantão).

A dica para fazer uma decoração bonita de chá de bebê gastando pouco é investir em um tema: assim tudo fica padronizado e é mais fácil na hora de colocar a mão na massa
A dica para fazer uma decoração bonita de chá de bebê gastando pouco é investir em um tema: assim tudo fica padronizado e é mais fácil na hora de colocar a mão na massa (Foto: Getty Images)

6 brincadeiras divertidas para Chá de Bebê

As brincadeiras são um must quando falamos em chá de bebê. Além de ajudar todos os convidados a interagirem com a grávida, elas rendem várias risadas e muita história para contar. Essa nossa curadoria de sugestões ficou tudo e a gente garante que todos vão se divertir muito com você durante o seu momento especial:

  • Brincadeira do barbante: pegue um barbante e peça para as convidadas cortarem do tamanho que acreditam que esteja a sua barriga. Depois que todas fizerem isso, a convidada que tiver o barbante que mais se aproxima do tamanho da barriga ganha um brinde.
  • Conselhos: Todos os convidados devem escrever um conselho para a mãe em um pedaço de papel. A brincadeira é tentar adivinhar quem é a autora de cada mensagem. Cada vez que a grávida errar, tem que pagar um mico escolhido pelas convidadas do chá de bebê.
  • Palavra proibida: Logo no começo da festa, escolha uma palavra proibida, que não pode ser falada durante todo o evento. O ideal é que seja uma palavra muito usada, como bebê, fralda, ou até mesmo o nome da criança que está prestes a chegar. E cada vez que alguém falar a palavra proibida a pessoa ganha uma fita. No final da festa, quem estiver com mais fitas perde o jogo e tem que pagar um mico escolhido pelas outras pessoas. E quem tiver menos fitas ganha um prêmio.
  • Mensagens para o bebê: Peça para que as convidadas escrevam mensagens para o bebê, coloque todas dentro de uma caixa ou algum pote com lacre. Depois aproveite para tirar uma foto simbolizando esse momento. Abra a caixa alguns anos mais tarde, assim quando a criança abrir, vai se divertir muito.
  • Vendando o pai: Depois de vendar os olhos do pai do bebê, ele deverá realizar uma missão, que será decidida antes pelas convidadas. Esse desafio pode ser qualquer coisa, como trocar a fralda de um boneco. Mas a parte mais legal é que quem vai dar as instruções são as amigas que estão no chá de bebê. Essa é uma das brincadeiras que conseguem incluir os homens que estiverem na festa.
  • Esconde-esconde: Depois de escolher um objeto, a grávida esconde em algum lugar da festa. O objetivo é encontrar o que foi escondido. A convidada que tiver feito isso primeiro ganha um brinde criativo escolhido pela mãe.
As brincadeiras são uma parte tradicional dos chás de bebê e são um must! Vale usar a criatividade para se divertir muito
As brincadeiras são uma parte tradicional dos chás de bebê e são um must! Vale usar a criatividade para se divertir muito

Como fazer um chá de bebê virtual

A quarentena nos mostrou que podemos realizar tudo (ou quase tudo) de maneira online. E isso se aplica também para os chás de bebês! Embora a graça seja ter por perto as pessoas que são importantes para nós nesse momento, muitas vezes não é possível estar fisicamente presente – é aqui que a tecnologia entra mais uma vez para salvar nossas vidas! Bora para as dicas: afinal, não precisamos ficar mais longe uns dos outros, mas é sempre bom saber se virar em todas as situações possíveis.

A primeira dica é a mesma do chá de bebê presencial: escolha uma data para realizar seu evento e um “local” (neste caso, uma plataforma para conectar seus convidados e você). Pode ser via Zoom, Facebook Live, Google Hangouts ou outras opções, como Skype e WhatsApp. Antes de escolher, confira as regulamentações e limitações de cada plataforma. Em algumas, por exemplo, você e os convidados podem adicionar planos de fundo, tornando a comemoração ainda mais divertida!

Os eventos online vieram para ficar! Você também pode realizar o seu chá de bebê virtual, assim pessoas que estão distantes de você também têm a chance de participar
Os eventos online vieram para ficar! Você também pode realizar o seu chá de bebê virtual, assim pessoas que estão distantes de você também têm a chance de participar (Foto: Getty Images)

Assim como no presencial, o chá de bebê online também deve ter suas brincadeiras para animar o rolê. Dentro das suas escolhas, os jogos clássicos (que já citamos acima) podem e devem fazer parte da lista, mas você também pode aproveitar a praticidade da internet e jogar outros jogos com os seus convidados.

E pense nessa comemoração como algo que deve seguir o padrão normal de coisas que você faria se estivesse presencialmente com todos. Se você planejar e enviar o convite aos seus amigos e familiares com antecedência, todos podem encomendar presentes e pedir para que eles sejam entregues na sua casa. Durante a ligação, vocês podem abrir os presentes como fariam no chá e mostrar a todos o que ganharam.

Para continuar lendo a matéria

Coloque seu e-mail aqui. Boa leitura!