Chá revelação simples: como fazer gastando pouco, brincadeiras e formas de anunciar o sexo do bebê

O chá revelação é um momento superespecial da gravidez e que passa muito rápido! Por isso, vale aproveitar cada segundo desse dia único

Resumo da Notícia

  • Depois do positivo, descobrir o sexo do bebê é um momento superespecial para a família
  • O chá revelação pode ser uma boa alternativa para que todos possam vivenciar esse momento juntos
  • A comemoração vai render boas histórias, que podem ser contadas para o bebê no futuro

Descobrir o sexo do bebê é um dos momentos mais esperados da gravidez. E quando chega o momento do chá revelação, já dá aquele friozinho na barriga antes mesmo de saber a resposta. Com a pandemia, as comemorações ficaram restritas, mas é possível preparar uma festa em casa com segurança.

-Publicidade-

Seja com um bolo colorido, confetes ou estourando um balão, a gente tem certeza que o momento vai ser pra lá de especial! E mesmo que sem convidados, ou apenas para os familiares mais próximos, você pode transmitir o evento virtualmente e, claro, registrar a a reação de todos. Veja algumas dicas para organizar o chá revelação:

Escolha uma pessoa de confiança para guardar o segredo

Essa será a única pessoa a saber o sexo do bebê, afinal, alguém precisa ficar responsável pelos preparativos. Escolha um familiar ou um amigo que você tenha certeza que saiba guardar segredo! A gente sabe que a tarefa não é fácil, mas ela exige muita responsabilidade.

O chá revelação é um dos momentos mais esperados da gravidez (Foto: reprodução / Pinterest)

Como decorar o chá revelação

Geralmente, a decoração mais tradicional do chá revelação são nas cores rosa e azul. Mas, você pode colocar a criatividade para jogo e fazer algo totalmente diferente! Um exemplo, é fugir dos tons tradicionais e apostar naqueles fora do comum, como roxo e verde, verde e amarelo e por aí vai.

Caso prefira não escolher cores específicas para o chá revelação, a família pode optar por apenas uma cor neutra e investir em pontos de interrogação, por exemplo. Para o momento de revelar o sexo, use e abuse da criatividade! Você pode explorar a maneira que mais combina com a família.

Invista em um convite personalizado

O convite é a primeira expectativa para o chá revelação! Para os convidados já entrarem no clima da festa, você pode pedir para que eles deixem palpites sobre o sexo do bebê, por exemplo. Para deixar tudo ainda mais pessoal, você pode colocar alguns detalhes sobre a gravidez, como com quantas semanas está, data prevista do nascimento, nomes sugeridos e até mesmo os desejos do pai e da mãe. Vai ficar superdivertido!

Nos convites, você pode fazer com que os convidados já entrem no clima da comemoração e deixem palpites, por exemplo (Foto: reprodução / Pinterest)

Brincadeiras para chá revelação

É um dos momentos mais divertidos da festa! A gente tem certeza que várias brincadeiras vão render boas risadas e, claro, histórias para você contar para o seu filho no futuro. Veja algumas opções para entreter os convidados:

  • Tamanho da barriga: apesar de ser bastante comum no chá de bebê, é possível reproduzir a brincadeira também no chá revelação. Para isso, você vai precisar de um rolo de barbante. Peça que os convidados tentem acertar o tamanho da circunferência da barriga da grávida. Uma pessoa por vez, corta um pedaço de barbante e passa ao redor da barriga da mãe. Quem acertar ou chegar mais próximo das medidas, ganha uma prenda!
  • Colher ou garfo: separe os convidados em dois times, aquele que escolher o garfo acredita que a mãe está esperando por uma menina e o que escolher a colher, um menino. Pegue duas cadeiras e duas almofadas. Peça que as equipes escondam os objetos atrás das almofadas, sem que a grávida veja. A mãe deve escolher qual cadeira sentar. Caso ela sente na cadeira com a colher, quem pontua é o time “menino”, e se ela sentar na com o garfo, o ponto é do time “menina”.
  • Formato da barriga: separe uma lousa ao meio com as palavras “menino” e “menina”. Peça para que os convidados tentem acertar o sexo do bebê a partir do formato da barriga. Popularmente, a barriga pontuda significa que a grávida está esperando por um menino, e caso seja uma menina, ela fica mais oval. Marque um X em cada um dos palpites.
  • Blusa rosa ou azul: no convite, peça para que os convidados deixem o palpite do sexo do bebê a partir da cor roupa, vestindo rosa para menina ou azul para menino, ou ainda as cores da decoração escolhidas pela família. Durante a festa ou chamada de vídeo, não esqueça de tirar muitas fotos e contar qual foi o maior pressentimento!
  • Escolha do nome: se você já definiu um nome de menina e outro de menino, peça para os convidados tentarem adivinhar! Selecione algumas opções aleatórias e cada um tem direito a um palpite. Ganha uma prenda aqueles que conseguirem acertar!

Como revelar o sexo do bebê

Chegou a hora do momento mais esperado! Para isso, toda criatividade da família vale e quanto mais curioso for, melhor! Confira algumas ideias para revelar o sexo do bebê no chá revelação:

  • Estourando o balão: lembra aquela pessoa de confiança que você escolheu nos preparativos da festa? Peça para que ela compre um balão com confetes coloridos para representar o sexo do bebê. Faça uma contagem regressiva com os convidados e estoure para descobrir a surpresa!
  • Caixa com bexigas: outra ideia criativa (e simples!) é apostar em bexigas com gás hélio. Escolha uma caixa de papelão grande e coloque dentro as bexigas que representam o sexo do bebê. Após a contagem regressiva, abra a caixa e deixe os balões tomarem conta do ambiente com a novidade!
  • Confetes coloridos: em lojas de festa, a família pode encontrar confetes específicos para chá revelação. Basta rodar para o lado indicado na embalagem e surpreender toda a família com a cor do sexo do bebê.
  • Pó colorido: para as famílias aventureiras, que tal pedir que todos venham de branco? Escolha a cor do pó que represente a cor do sexo do bebê e peça para aquela pessoa de confiança soltar no momento certo. As fotos vão ficar lindas!
  • Bolo surpresa: apesar de ser mais tradicional, não deixa de ser menos divertido! Na hora de encomendar o bolo, peça para que o recheio da parte de dentro seja feito de rosa ou azul. Durante a festa, a família pode revelar o sexo do bebê no momento em que o doce for cortado!

Como gastar pouco no chá revelação

O primeiro passo é definir o orçamento da família e quanto é possível gastar. Para economizar, você pode, por exemplo, pedir ajuda da família e de amigos para a decoração ou comidas da festa. A comemoração pode ser realizada em um local simples, sem a necessidade de alugar um lugar específico para isso.

A ideia é realizar a comemoração na sala ou quintal de casa, salão de festas do prédio, ou ainda na casa de algum parente próximo. Durante a pandemia, caso você queria que toda a família participe, que tal apostar em uma celebração virtual? Mantenha a câmera direcionada no espaço e adapte as brincadeiras para a versão digital. Vai fazer o maior sucesso!

Você pode fazer o chá revelação na sala de casa, salão de festas do prédio ou na casa de algum familiar ou amigo! (Foto: reprodução / Pinterest)

Quando fazer o chá revelação?

Não existe uma regra! Desde muito cedo, é possível descobrir o sexo do bebê a partir do exame de sexagem fetal. Mas, se os pais quiserem esperar pelo ultrassom, a resposta pode aparecer entre a décima sexta e vigésima semana da gravidez, pois a posição do bebê facilita a visão do obstetra.

Dicas de presentes para chá revelação

  • Bodys neutros
  • Almofada de amamentação
  • Fraldas – veja algumas opções
  • Bolsa para maternidade
  • Mamadeiras
  • Babador
  • Álbum para as fotos do bebê
  • Trocador
  • Lenços umedecidos
  • Mordedor