Publicado em 11/11/2016, às 09h51 por Redação Pais&Filhos
Acabou essa história de que o nosso relógio biológico está passando do tempo, ter filho cedo não é mais uma necessidade urgente, para antes dos 30 anos. Um novo estudo comprova que ter filhos depois dos 35 anos aumentar o seu poder cerebral e previne a perda de memória no futuro.
A pesquisa realizada e divulgada pelo jornal da Sociedade Americana de Geariatria realizou testes com 830 mulheres. Então perceberam que aquelas que tiveram filhos depois dos 35 anos tinham uma memória verbal maior do que aquelas que tiveram por volta dos 20 anos.
O aumento dos hormônios durante a gestação pode influenciar positivamente no funcionamento do cérebro e a ideia é de que, se a sua gravidez for mais tarde, as mudanças no seu cérebro durarão mais. Sendo assim, se alguém te disser que é hora de seguir em frente porque o “relóginho está correndo”, apenas diga que os números não mentem!
Além das questões biológicas, nessa fase você já adquiriu mais autoconhecimento e mais maturidade, o que ajuda a administrar a chegada da maternidade. Por outro lado, a escolha entre a carreira, que normalmente está decolando nesse período, e a maternidade, podem gerar dúvidas.
“Esse dilema pode gerar um sofrimento enorme, como se a vida inteira você tivesse lutado para ter uma carreira e agora tivesse que escolher entre uma coisa ou outra”, lembra a psicóloga Aline de Sousa Ribeiro.
A gente sabe que é difícil, mas quando surgir a incerteza, pense que a maioria das pessoas consegue administrar as duas coisas e ter pessoas ao seu lado com quem contar sempre ajuda. Se ser mãe for um desejo seu, siga em frente e, calma, tudo vai dar certo!
Leia também:
Prós e contras de engravidar aos 20, 30 e 40 anos
Saiba porque quem é mãe aos 33 anos tem mais chances de chegar aos 95
Conheça seus direitos durante e depois da gravidez
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho
Família
Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Herança
Apresentadora da Globo se recusa a deixar herança ao filho: "Para eu aproveitar"
Bebês
Mulher de 25 anos já é mãe de 22 filhos e não quer parar: ”Eu ainda quero mais 80 filhos”